6 dicas para retomar os estudos depois das férias

6 dicas para retomar os estudos depois das férias

vestibular

Com o fim das férias de inverno o vestibulando caminha para os meses decisivos rumo aos principais vestibulares e ao Enem. E, nesse momento, é comum surgir a dúvida: o que fazer para meus estudos se tornarem mais eficientes na reta final?

A seguir, veja 6 elementos que devem fundamentar sua preparação:

GARRA

Se o primeiro semestre foi difícil, cheio de altos e baixos, se aulas e horas de estudo foram perdidas, acalme-se, dá tempo de recuperar muita coisa ainda. Mas, para isso, é preciso garra para superar o desânimo e o cansaço. Se não conseguir melhorar, não tenha vergonha em conversar e procurar ajuda. Busque não faltar às aulas, ser pontual e se manter concentrado. Cada minuto é importante, toda aula tem algo novo.

DISCIPLINA

Depois das aulas – presenciais ou virtuais – é necessário estudo. Na aula se entende, estudando em casa se aprende. Estabeleça um cronograma de tarefas e cumpra-o. Para não se cansar muito, a cada 1h ou 2h no máximo, dê uma pequena pausa e mude de matéria. Intercalar exatas e humanas ao longo do dia também evita o estresse e confere maior dinamismo aos estudos.

FOCO

Definir a carreira e as faculdades que se deseja ingressar contribui para se preparar com maior objetividade. Leia o edital dos vestibulares e faça provas de anos anteriores para “pegar o jeito”. Pesquise sobre os assuntos que tem maior incidência e estude-os com maior intensidade. Não perca tempo com notas de rodapé e temas que pouco ou nunca caem. Evite a repetição de exercícios que são banais para você, tente se desafiar com questões mais abrangentes.

ESTRATÉGIA

Vestibular não é só conteúdo, é estratégia também. E para desenvolver um método eficaz de se realizar provas, é preciso praticar. Faça simulados. Conheça sua realidade como estudante, seus pontos fortes e fracos. A partir desse treino, defina a lógica que é mais eficiente para você. No dia do exame, execute-a. Não improvise.

REPERTÓRIO

Se mantenha antenado. Acompanhe os principais acontecimentos políticos no Brasil e no Mundo. Entenda o que se debate na economia. E tome um “banho” de cultura: cinema, teatro, exposições, espetáculos de música e dança. O repertório amplo te dará substância. E segurança na hora dos exames.

EQUILÍBRIO

Estudar como um louco é um grave erro. Depois de um mês, você não aguentará mais. Mantenha uma rotina equilibrada, com as devidas horas de descanso e lazer. Não se isole, o convívio com familiares e amigos ajuda demais a suportar a pressão.

 

DANIEL PERRY – UOL EDUCAÇÃO – 27/07/2016 – SÃO PAULO, SP

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>