Há alguns anos, ter um curso de nível superior era visto como um grande destaque em qualquer currículo. Hoje, é uma das exigências básicas para um vasto número de vagas. A partir disso, o diferencial exigido pelo mercado passou a ser a pós-graduação. Quem a possui, pode encontrar oportunidades e remuneração distintas de outros candidatos sem essa formação.
Veja quais são as opções e qual é a importância da pós-graduação e entenda como ela pode ser o qualificador que faltava para impulsionar a sua carreira.
A importância da pós-graduação
Em um cenário cada vez mais competitivo e em meio a uma crise, as empresas mostram-se cada vez mais exigentes em seus processos seletivos. Há diversos candidatos com perfis semelhantes, experiências equivalentes e com a mesma formação. Nesta hora, um item pode fazer toda a diferença entre ser ou não selecionado: a pós-graduação.
Ela também pode ser fundamental para quem está buscando uma promoção ou mudança de área, uma vez que esses cursos são bastante focados, trazendo informações aprofundadas e atualizadas sobre o mercado e possibilitam, ainda, que se faça network com outros profissionais e empresas de seu segmento de interesse.
Ter uma pós-graduação poderá, também, gerar aumento salarial. Conforme pesquisa, quem possui uma pós-graduação lato sensu pode aumentar sua renda em até 12,4%.
Pós-graduação lato sensu
É a opção mais voltada para necessidades específicas do mercado de trabalho. Seus cursos podem ser ministrados presencialmente ou a distância. Entre as opções lato sensu estão a especialização e cursos de aperfeiçoamento.
A especialização requer carga horária mínima de 360 horas, de acordo com o MEC, e é um recurso bastante utilizado por profissionais que querem mudar de área ou obter uma promoção. Dentro dessa categoria estão ainda os MBAs, cursos de especialização com foco na área de administração e gestão de negócios.
Pós-graduação como diferencial
No mercado de trabalho, as empresas já começam a exigir mais do que a especialização ou o MBA. Conforme pesquisa realizada pela consultoria de carreira Produtive, 68% dos executivos participantes já cursaram pelo menos um MBA ou especialização. Isso ocorre porque as empresas estão buscando profissionais com uma formação sólida, que forneça subsídios para fundamentar consistentemente a tomada de decisões e que tenham um grande repertório de dados e informações atualizadas que ajudem a gerar inovação, reduzir custos e alcançar melhores resultados.
Assim, para ser selecionado para uma vaga como essa ou para conquistar promoções em sua empresa, é recomendado continuar estudando e especializando-se para ser visto como um candidato com diferenciais que poderão agregar valor às organizações.
Pós-graduação como diferencial
Os cursos de pós-graduação são ofertados tanto por universidades públicas quanto privadas. Ter um curso de pós-graduação no currículo pode ajudar a criar diferenciais em seleções, oportunidades de recrutamento interno das empresas, a mudar de área de atuação e a gerar aumento salarial.
Adaptado de IG EDUCAÇÃO -20/09/2016 – SÃO PAULO, SP