O Brainstorming nas aulas remotas

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O brainstorming ou tempestade de ideias,  é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo – criatividade em equipe – colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. 

Brainstorming é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “tempestade de ideias”. Ela foi criada em 1948 pelo publicitário Alex Osborn e continua atual, podendo também ser utilizada nas aulas remotas com muita propriedade.

Mais do que uma técnica, é uma atividade – desenvolvida individualmente ou em grupo – que visa explorar  a capacidade criativa e intelectual dos envolvidos e abre espaço para a diversidade de pontos de vista e de experiências, agregando valor ao conteúdo da aula

 

A abrainstormingtividade consiste em definir um assunto, um conceito a ser apresentado, um tema da disciplina e pedir aos participantes que tragam as ideias que venham à mente, sem pensar muito.  O ideal é apresentar o problema ao grupo e passar algumas diretrizes antes da brainstorming ganhar vida. Se o grupo tiver clareza sobre a temática, as ideias surgirão de maneira mais focada. Pode existir um desperdício de energia quando ideias são lançadas de maneira aleatória.

 

Como realizar a atividade :

O professor pode disponibilizar um material de introdução ao assunto  e deixar que cada um faça a leitura antes da brainstorming  começar. Em seguida é aconselhável definir algumas regras básicas e  as expectativas sobre a atividade . Por exemplo,  destinar um tempo no início da aula  para a apresentação , pedindo  a cada membro para compartilhar pelo menos uma ideia.

Dê a devida atenção a todas as ideias. Certamente todos se esforçaram para encontrar as melhores antes de apresentar ao grupo. Deixe que todos tenham seu momento para falar . Tenha cuidado para  que uma ou duas pessoas  não acabem liderando a atividade; ouça um, depois outro e outro e assim vá revezando.

Como pode haver dificuldades  de expressão, timidez, insegurança, medo de reprovação etc…  use o chat que acompanha as plataformas digitais. Dessa forma, o brainstorming permanece no tópico e todo mundo tem a chance de participar. É importante que todos sintam que suas ideias estão mesmo sendo levadas a sério. De outra forma, não faria sentido algum fazer um brainstorming.

Procure anotar todas as soluções que estão surgindo em um local visível para o grupo. Para isso, abra uma apresentação no google drive e vá registrando as ideias enquanto realiza o compartilhamento na tela do aplicativo, seja google met, zoom ou qualquer outro que permita este recurso.

Depois que os alunos trouxeram suas contribuições, o professor deve iniciar a análise e seleção das melhores ideias com a turma. Pode começar descartando as ideias duplicadas (uma delas, é claro). Depois,  analisa uma a uma e descarta também aquelas que julgar medianas ou ruins, explicando de maneira gentil porque elas podem não ser adequadas aos objetivos e ouça a pessoa que falou sobre ela caso queira dar mais explicações.  Dessa maneira, será possível chegar a um número – determinado pelo docente – de ideias que apresentem uma boa relação com o problema, o tema ou o conceito proposto.Diga o quanto a brainstorming foi produtiva e agradeça a todos.

A partir daí, uma nova etapa da aula remota pode ser iniciada , com a vantagem de o tema ter sido introduzido de uma maneira compartilhada e cooperativa, como convém ao ambiente de ensino/aprendizagem de nossa época.

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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