O brainstorming ou tempestade de ideias, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo – criatividade em equipe – colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
Brainstorming é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “tempestade de ideias”. Ela foi criada em 1948 pelo publicitário Alex Osborn e continua atual, podendo também ser utilizada nas aulas remotas com muita propriedade.
Mais do que uma técnica, é uma atividade – desenvolvida individualmente ou em grupo – que visa explorar a capacidade criativa e intelectual dos envolvidos e abre espaço para a diversidade de pontos de vista e de experiências, agregando valor ao conteúdo da aula
A atividade consiste em definir um assunto, um conceito a ser apresentado, um tema da disciplina e pedir aos participantes que tragam as ideias que venham à mente, sem pensar muito. O ideal é apresentar o problema ao grupo e passar algumas diretrizes antes da brainstorming ganhar vida. Se o grupo tiver clareza sobre a temática, as ideias surgirão de maneira mais focada. Pode existir um desperdício de energia quando ideias são lançadas de maneira aleatória.
Como realizar a atividade :
O professor pode disponibilizar um material de introdução ao assunto e deixar que cada um faça a leitura antes da brainstorming começar. Em seguida é aconselhável definir algumas regras básicas e as expectativas sobre a atividade . Por exemplo, destinar um tempo no início da aula para a apresentação , pedindo a cada membro para compartilhar pelo menos uma ideia.
Dê a devida atenção a todas as ideias. Certamente todos se esforçaram para encontrar as melhores antes de apresentar ao grupo. Deixe que todos tenham seu momento para falar . Tenha cuidado para que uma ou duas pessoas não acabem liderando a atividade; ouça um, depois outro e outro e assim vá revezando.
Como pode haver dificuldades de expressão, timidez, insegurança, medo de reprovação etc… use o chat que acompanha as plataformas digitais. Dessa forma, o brainstorming permanece no tópico e todo mundo tem a chance de participar. É importante que todos sintam que suas ideias estão mesmo sendo levadas a sério. De outra forma, não faria sentido algum fazer um brainstorming.
Procure anotar todas as soluções que estão surgindo em um local visível para o grupo. Para isso, abra uma apresentação no google drive e vá registrando as ideias enquanto realiza o compartilhamento na tela do aplicativo, seja google met, zoom ou qualquer outro que permita este recurso.
Depois que os alunos trouxeram suas contribuições, o professor deve iniciar a análise e seleção das melhores ideias com a turma. Pode começar descartando as ideias duplicadas (uma delas, é claro). Depois, analisa uma a uma e descarta também aquelas que julgar medianas ou ruins, explicando de maneira gentil porque elas podem não ser adequadas aos objetivos e ouça a pessoa que falou sobre ela caso queira dar mais explicações. Dessa maneira, será possível chegar a um número – determinado pelo docente – de ideias que apresentem uma boa relação com o problema, o tema ou o conceito proposto.Diga o quanto a brainstorming foi produtiva e agradeça a todos.
A partir daí, uma nova etapa da aula remota pode ser iniciada , com a vantagem de o tema ter sido introduzido de uma maneira compartilhada e cooperativa, como convém ao ambiente de ensino/aprendizagem de nossa época.