Como aparece ?
A escrita espelhada é comum nas crianças pequenas, quando se encontram no período da Educação Infantil e até nas classes de alfabetização pode acontecer.
Embora tenha sido objeto de inúmeras pesquisas, a teoria piagetiana a respeito do caráter irreversível do pensamento pré-operatório, bem como sobre a construção gradativa desta reversibilidade mental traz esclarecimentos importantes neste caso.
O espelhamento da escrita ocorre devido à dificuldade que a criança encontra para reverter a ação de escrever pois , neste caso, escreve no sentido contrário, o que indica tratar-se de uma manifestação típica do pensamento pré operatório. Pensado desta maneira, este fenômeno não se restringe ao âmbito específico da escrita, mas é a manifestação de uma característica do pensamento infantil.
Sendo assim, a escrita espelhada não pode ser vista como um fenômeno patológico, pois corresponde às características normais do sujeito em determinado período de seu desenvolvimento. O que pode acontecer são atrasos no desenvolvimento que fixam estas condutas por mais tempo do que o esperado.
Desta forma, ficariam excluídas as interpretações de base puramente neurológica , bem como sua associação a quadros clínicos de distúrbios de linguagem, tais como a disgrafia e a dislexia.
Por fim, com esta visão cognitiva a partir da teoria piagetiana, temos a explicação do aparecimento da escrita espelhada como condição da irreversibilidade do pensamento pré-operatório da criança que se encontra no período da Educação Infantil.
O professor que possuir esta visão, tende a estimular a cognição ao invés de propor exercícios repetitivos de escrita, que não atingem ao objetivo que se quer alcançar: a conquista da reversibilidade mental com o pensamento operatório concreto.
Por outro lado, a compreensão da escrita espelhada desta maneira, tem como consequência a exclusão do espelhamento na escrita do rol dos comportamentos que contam pontos negativos nas habilidades preditoras para a alfabetização.