Dando continuidade ao tema do post anterior, vamos discorrer um pouco sobre o PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental – criado pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein, nos contextos escolar e laboral
Contexto Escolar
Discípulo de Jean Piaget, Feuerstein esbanja otimismo quando o assunto em questão é inteligência e aprendizagem. Segundo sua teoria, qualquer pessoa é capaz de elevar seu potencial de inteligência, seja qual for a sua idade ou problema. Em outras palavras, o método de Feuerstein ensina a ser inteligente. “ Seu programa psicopedagógico, pode ser aplicado em crianças, jovens , adultos e idosos . Ele afirmava que“Mais importante do que saber é aprender como usar este saber”.
Objetivos Específicos do PEI na Escola
Melhorar a eficácia na formação escolar na medida em que:
• Desenvolve o potencial de aprendizagem autônoma ao longo da vida
• Aumenta a flexibilidade a adaptabilidade às novas circunstâncias
• Otimiza a comunicação e o trabalho em equipe
Efeitos positivos do PEI
O desenvolvimento das funções mentais, que o PEI promove, traduz-se posteriormente em:
• Uma nova motivação para a resolução de problemas:
• Um maior discernimento na experiência do sucesso e do insucesso.
• A transformação de sujeitos passivos em sujeitos geradores de informação.
• Uma maior facilidade de adaptação a novas circunstâncias.
• Uma otimização na comunicação e espírito de equipe.
Contexto Laboral
O PEI contribui para superar dificuldades na identificação, diferenciação e classificação de problemas e soluções, ajuda a definir objetivos e os respectivos indicadores para a tomada de decisão e facilita a criação de ambientes propícios à coesão dos grupos de trabalho.
Desenvolve as capacidades intelectuais e atitudes exigidas ao trabalhador no cumprimento da sua missão de recolher, analisar, organizar e classificar informação no ambiente de trabalho de maneira a utilizar o tempo de forma mais produtiva e evitar desperdícios. O Programa estimula a flexibilidade e a polivalência que facilitam a adaptação a novos e diferentes ambientes e situações.