Como Facilitar o Processo de Aprendizagem nas Aulas Remotas

Como Facilitar o Processo de Aprendizagem nas Aulas Remotas

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As aulas remotas têm sido objeto de reflexão de nossa parte desde que se intensificaram durante a pandemia que vivemos. Percebemos as dificuldades inerentes a este modelo, tanto para os professores como para os alunos, como coordenadora e docente em cursos de pós-graduação.

Na maior parte das vezes em que participamos destas experiências vemos que o modelo da sala de aula tradicional, na qual um professor discursa para uma plateia de alunos, os quais, muitas vezes, deixam o PC ligado e estão em outros aplicativos ou em redes sociais durante a aula.

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Ao mesmo tempo, temos desenvolvido disciplinas nas quais integramos aulas remotas com atividades em plataformas de ensino e os Feedbacks  são animadores.

Por isso, resolvemos compartilhar com vocês algumas destas experiências exitosas:

 

1- Se o tempo de duração de sua aula for de 2 h ou superior, faça pausas. O Instituto de Desenho Industrial adverte que as pausas são saudáveis, mas não devem ser confundidas com recursos chatos. A pausa abre um espaço na informação excessiva e permite que os alunos absorvam a informações compartilhadas. Pause a cada 15 minutos para convidar perguntas ou ideias pessoais.  Isso é bom também para aqueles alunos que têm dificuldade em expressar suas opiniões, que ficam inibidos diante das tecnologias e muitas vezes não respondem imediatamente;

2- Quanto mais você conversa, mais perde a atenção do público.  Os alunos preferem vídeos nos quais você explica um determinado conteúdo em curto espaço de tempo: 3 a 5 minutos; use também animações; conte histórias e entremeie sua aula com gifs de humor nas apresentações, as quais devem sempre conter imagens e não apenas texto;

3- Integre a experiência virtual remota e sincronizada com recursos assíncronos pelos quais os alunos possam compartilhar ideias, informações e realizarem trabalhos colaborativos, tais como os formulários, os documentos compartilháveis, os simuladores;

4-    Inclua a discussão de casos em sua classe, compartilhando as melhores práticas, criando uma situação humanizada, que desperta o desejo de continuar, de acompanhar a aula.

5- Use o seu humor. O humor é sinal de inteligência e cria um ambiente favorável ao aprendizado. Faça isso com moderação, trazendo fatos pitorescos da vida de algum autor, ou de sua própria vida, evitando termos chulos e grosseiros. Lembre-se de que o objetivo é despertar emoções relacionadas à alegria e ao bem-estar durante a aula.

6- Conclua a aula com uma reflexão, uma situação, um texto de impacto, uma imagem ou uma poesia. Com isso, o aluno leva com ele uma mensagem que pode ser recordada, que pode ter sido significativa para ele.

 A sala de aula virtual não é a mesma da presencial e sabemos muito bem disso ! Porém, é uma alternativa rica em muitas situações e deve ser aproveitada ao máximo ,

 

 

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Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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