As aulas remotas têm sido objeto de reflexão de nossa parte desde que se intensificaram durante a pandemia que vivemos. Percebemos as dificuldades inerentes a este modelo, tanto para os professores como para os alunos, como coordenadora e docente em cursos de pós-graduação.
Na maior parte das vezes em que participamos destas experiências vemos que o modelo da sala de aula tradicional, na qual um professor discursa para uma plateia de alunos, os quais, muitas vezes, deixam o PC ligado e estão em outros aplicativos ou em redes sociais durante a aula.
Ao mesmo tempo, temos desenvolvido disciplinas nas quais integramos aulas remotas com atividades em plataformas de ensino e os Feedbacks são animadores.
Por isso, resolvemos compartilhar com vocês algumas destas experiências exitosas:
1- Se o tempo de duração de sua aula for de 2 h ou superior, faça pausas. O Instituto de Desenho Industrial adverte que as pausas são saudáveis, mas não devem ser confundidas com recursos chatos. A pausa abre um espaço na informação excessiva e permite que os alunos absorvam a informações compartilhadas. Pause a cada 15 minutos para convidar perguntas ou ideias pessoais. Isso é bom também para aqueles alunos que têm dificuldade em expressar suas opiniões, que ficam inibidos diante das tecnologias e muitas vezes não respondem imediatamente;
2- Quanto mais você conversa, mais perde a atenção do público. Os alunos preferem vídeos nos quais você explica um determinado conteúdo em curto espaço de tempo: 3 a 5 minutos; use também animações; conte histórias e entremeie sua aula com gifs de humor nas apresentações, as quais devem sempre conter imagens e não apenas texto;
3- Integre a experiência virtual remota e sincronizada com recursos assíncronos pelos quais os alunos possam compartilhar ideias, informações e realizarem trabalhos colaborativos, tais como os formulários, os documentos compartilháveis, os simuladores;
4- Inclua a discussão de casos em sua classe, compartilhando as melhores práticas, criando uma situação humanizada, que desperta o desejo de continuar, de acompanhar a aula.
5- Use o seu humor. O humor é sinal de inteligência e cria um ambiente favorável ao aprendizado. Faça isso com moderação, trazendo fatos pitorescos da vida de algum autor, ou de sua própria vida, evitando termos chulos e grosseiros. Lembre-se de que o objetivo é despertar emoções relacionadas à alegria e ao bem-estar durante a aula.
6- Conclua a aula com uma reflexão, uma situação, um texto de impacto, uma imagem ou uma poesia. Com isso, o aluno leva com ele uma mensagem que pode ser recordada, que pode ter sido significativa para ele.
A sala de aula virtual não é a mesma da presencial e sabemos muito bem disso ! Porém, é uma alternativa rica em muitas situações e deve ser aproveitada ao máximo ,
.