Os Professores, os Slides e a Aula Remota

Os Professores, os Slides e a Aula Remota

aula remota

Vivendo neste momento de pandemia, no qual as aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, os professores precisam adquirir competências na produção de slides que sejam adequados ao tempo da classe virtual e à mídia utilizada com adolescentes e adultos.

slidese

Um dos problemas refere-se á elaboração dos slides. É preciso lembrar que a exposição à tela é estressante. O ser humano é um animal que tem nos sentidos uma entrada para a informação. Diante do celular e do computador a visão e a audição são valorizadas , mas a atenção necessita estar bem focada porque o contato presencial contém os outros sentidos, sendo a tatilidade o mais presente: contato físico, abraços, ao lado dos odores que a sala de aula virtual não propicia.

Por isso os slides devem ser preparados com muito cuidado para as aulas remotas. Vamos enfocar alguns deles

1- Tamanho da fonte : Se os textos são redigidos com fonte em tamanho pequeno,isso dificulta a leitura na tela; o ideal é que o tamanho da fonte seja de 32 para cima;

2- Quantidade de texto: Um slide deve conter imagem e texto. O texto sempre pequeno. São apenas disparadores para que o professor tenha um roteiro para sua apresentação. As imagens causam muito impacto. Devem ser usadas para que o professor estabeleça relações com o assunto que está desenvolvendo;

3-  Leitura dos slides : Slides são exibidos para um público que sabe ler. Portanto, se o professor lê o texto contido no slide comete um grande erro, pois cada ser humano tem um ritmo próprio de leitura .Isso gera um desconforto na sala de aula. Portanto, se o slide contiver texto, que o professor dê um tempo para que os alunos façam a leitura e depois acrescenta os comentários necessários.

4- O tempo: Uma aula remota tem um tempo determinado para acontecer. Se o professor for usar slides é preciso que pense na relação slide/tempo de aula. Se o tempo estimado for de 60 minutos, quantos slides posso apresentar ? Porque, se não houver um planejamento neste sentido, o que pode acontecer é o tempo da aula expirar e os slides não puderam ser apresentados. Uma aula de 60 minutos com 30 slides significa que o professor deverá usar 2 minutos em cada um. Isso é possível ? Os alunos poderão participar da aula com perguntas ou comentários neste contexto ?

5- Dinamismo dos slides : Uma apresentação, para garantir a atenção dos alunos, precisa ter movimento. Vivemos num mundo das mídias digitais.Superamos a fase da fotografia e introduzimos em nossa vida as imagens animadas. Os slides devem conter animações, vídeos, música , de forma a diversificar os estímulos e atrair a atenção dos alunos.

Se o professor levar em conta  estas sugestões,decerto que terá um bom resultado em sua aula remota, conseguindo atrair a atenção e a participação dos alunos. Vamos tentar ?

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>