7 Dicas para Uma Aula Remota

7 Dicas para Uma Aula Remota

aula remota 2

Caro Professor,

aula remotaNestes tempos de pandemia, nos quais as aulas presenciais foram abolidas e as aulas remotas passaram a desempenhar um papel relevante no processo de ensino/aprendizagem, é preciso que estejamos preparados para um bom desempenho on line, a fim de garantir a atenção e participação dos alunos.

Vejamos de que maneira podemos agir para uma boa aula remota:

 

 

 

 

1- Conheça a Plataforma e planeje o trabalho neste ambiente. Primeiramente você deve conhecer as plataformas ou aplicativos nos quais ministrará suas aulas, suas vantagens, desvantagens,para planejar como utilizá-las. Por exemplo, zoom e  google meet facilitam a exposição de conteúdos e compartilhamento de ideias; já o google classroom e o moodle facilitam a entrega de atividades, programação e acompanhamento das atividades dos alunos.  Também podem ser gravados vídeos e disponibilizados aos alunos nas plataformas, em web sites como o youtube ou em aplicativos como o powtoon.

2- Como tornar a classe interativa ? Pense  em atividades dinâmicas que mantenham o aluno em aprendizagem ativa. Para gerar interesse temos muitas opções: fazer perguntas, exibir vídeos, textos que levem à reflexão, fazer exercícios com grupos , estudo de casos e simulações. Para usar alguns recursos gratuitos, sugerimos

Para perguntas, palestras e vídeos : https://www.menti.com/   https://www.ted.com/

Para Discussão de casos e problemashttps://www.cenpec.org.br

Para criar mapas mentais e infografias: https://www.mapamental.org/ ,  https://kahoot.com/  https://www.canva.com

Para compartilhar e trabalhar em grupos :  Google docs; Google drive

 3- Reforce a comunicação por outras vias: Manter a comunicação com os alunos é essencial, por isso use meios alternativos à chamada remota, tais como  o watts app, hangout, messenger É preciso ter um processo de retroalimentação contínua, para que o aluno não fique ansioso.

4- Redesenha a aula:Não se trata unicamente de transpor um conteúdo prévio para o formato on line, sem imaginar que a aula agora será ministrada a distância. É preciso  pensar em como o conteúdo será apresentado, quais atividades poderão ser propostas e como será avaliado. Isso implica em novas formas de organizar o tempo e a avaliação ao novo esquema de aulas on line;

5- Consignas claras e precisas: É preciso deixar tudo bem claro para evitar confusões e mal entendidos- desde a data de aula,de entrega das atividades, dos procedimentos de revisão ou correção, pontuação das atividades. Quanto mais explicado ao aluno, melhor será sua experiência com as aulas remotas. Isso também colabora para a retroalimentação dos estudantes nas aulas on line;

6-Prepara seu equipamento e seu espaço de trabalho : É necessário ter uma rede estável de internet, de preferência com conexão a cabo pois a wi fi é mais suscetível de apresentar problemas; utilize microfones e procure um ambiente tranquilo, com boa iluminação.

7-Não se esqueça da empatia. Paulo Freire já dizia que a relação pedagógica é uma relação amorosa. Dê atenção aos seus alunos individualmente, analise e responda às suas perguntas e lembre-se de que algumas pessoas não têm familiaridade com as tecnologias e com algumas das ferramentas utilizadas.

Para garantir o sucesso nas aulas remotas sugerimos gerar conteúdo sincronizado e assíncrono, de modo a que os alunos possam distribuir seu tempo de maneira regular , com atividades realizadas em tempo real e atividades  que possam ser feitas extra-classe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>