7 Dicas para Criar uma Estratégia de Aprendizagem Móvel

7 Dicas para Criar uma Estratégia de Aprendizagem Móvel

smartphpne3

smartphone IDI Instituto de Desenho Instrucional traz uma matéria interessante sobre o uso de smartphones nas aulas remotas e aprendizagem móvel, necessária nestes dias de pandemia pela covid 19. Consideramos relevante a matéria e, por isso, a reproduzimos aqui.

O número de usuários de celular / smartphone aumenta diariamente. Isso torna a aprendizagem móvel uma boa estratégia para envolver seus alunos. Enquanto muitos profissionais de T&D começaram a incorporar estratégias de aprendizagem móvel, alguns ainda estão refletindo ainda.

O que é aprendizado móvel?

Aprendizagem móvel é o processo de acessar conteúdo de aprendizagem usando celulares. Com a “popularização” da conexão via dados, todos podem ter acesso fácil ao seu aprendizado via celular a qualquer momento, em qualquer lugar. Aprendizagem móvel não significa necessariamente apenas smartphones. Hoje, o eLearning pode ser acessado por vários dispositivos, como um iPad ou eBook. Certifique-se de considerar isso ao criar sua estratégia de aprendizado para dispositivos móveis.  smartphone2

Principais benefícios de projetar o aprendizado móvel

>> Apresenta aprendizagem em movimento

A melhor parte do aprendizado móvel é a capacidade de aprender em qualquer momento, independentemente de onde você esteja.

>> Oferece flexibilidade aos leitores

Profissionais de T&D oferecem aos seus leitores flexibilidade com o mLearning.

>> Suporta dispositivos cruzados

O aprendizado móvel fornece suporte para dispositivos diferentes. Ou seja, você pode aproveitar o aprendizado de qualquer dispositivo.

7 dicas para criar aprendizado móvel

1. Ignore outros materiais, use somente os materiais principais

A largura da plataforma de aprendizado móvel é menor que um PC e alguns outros dispositivos. Portanto, ao ignorar outros materiais, concentre seu aprendizado móvel nos principais materiais de seu curso. Enquanto se concentra nos principais materiais, ajuste o Design Instrucional para compensar qualquer informação que esteja faltando e ative perguntas.

2. Faça seus gráficos simples

Algumas imagens são “OK” na tela do PC, mas não quando estão em uma tela pequena. Fique longe de imagens que não tenham qualidade nas telas do celular. Para imagens complexas, se você não puder evitá-las, poderá incluí-las fazendo o upload usando um arquivo PDF. Você também pode usar ferramentas de edição de imagens para otimizar imagens.

3. Teste sua aprendizagem antes de iniciar

Até ter certeza de que o comportamento do seu conteúdo de eLearning foi testado quanto à compatibilidade com todos os dispositivos, não o inicie. Seu conteúdo deve ser compatível mesmo com o dispositivo com a menor largura.

4. Mantenha a flexibilidade em mente ao projetar seu layout

Uma maneira de projetar o aprendizado móvel é garantir que o design do layout seja responsivo. Certifique-se de que seja mais flexível em relação a diferentes tipos de tamanhos de tela. Você pode projetar seu layout usando uma saída que seja compatível com HTML5 ou usando ferramentas de criação para seu processo de design.

5. Selecione suas interações com sabedoria

Ao escolher suas interações, você deve considerar tamanhos de tela diferentes. Suas interações devem ser capazes de funcionar perfeitamente no tamanho da tela de cada dispositivo. Por exemplo, as páginas de arrastar e soltar de alta frequência podem dificultar as interações para os usuários móveis. Você pode resolver esse problema reduzindo a frequência. Por isso, pense sempre nas suas interações em um estágio inicial do projeto e selecione o melhor ajuste para todos os dispositivos móveis.

6. Faça um design de coluna única

Em vez de adicionar tabelas de conteúdo ou barras laterais a uma coluna separada, você pode adicionar tudo em um único fluxo de coluna. Os usuários de dispositivos móveis estão acostumados a rolar a tela para cima e para baixo para obter informações. Portanto, adicionar várias colunas pode dificultar o aprendizado para elas.

7. Adicionar intervalos de seção necessários

O motivo pelo qual as quebras de seção são importantes ao projetar seu aprendizado móvel é garantir que todas as seções do seu curso sejam lidas. As quebras de seção ajudarão você a minimizar a taxa na qual seus alunos percorrem algumas seções importantes de seu curso de eLearning. Você pode dividir seu conteúdo adicionando alguns infográficos ou gráficos relevantes e coloridos.

Espero que você ache este artigo útil para seu design de aprendizado para dispositivos móveis. A aprendizagem móvel não é um tópico novo e existe há anos. Ajudou o eLearning de muitas maneiras, inclusive fornecendo usabilidade e fácil acesso ao aprendizado – independentemente das barreiras ou necessidades da pessoa. Embora você possa usar as dicas acima para projetar seu mLearning, você pode aprimorá-lo, concentrando-se também na compatibilidade do conteúdo.

Fonte: IDI- Instituto de Desenho Industrial. https://www.desenhoinstrucional.com/

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>