Aprender a aprender é uma necessidade humana neste momento em que vivemos. Mais do que saber, aprender é um processo que mantém o sujeito vivo e ativo na vida, na escola, no mercado de trabalho.
A atualidade exige o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas que se apresentam no dia a dia, na vida acadêmica e no trabalho. Algumas pessoas têm mais facilidade, outras mais dificuldades no enfrentamento destas questões , de acordo com as funções cognitivas que desenvolveram em suas experiências de vida.
As funções cognitivas resultam da estimulação que recebemos do ambiente. A observação, a comparação, a classificação, a inferência lógica, a orientação espacial, dentre outras, são relevantes para o enfrentamento dos desafios que a realidade nos impõe.
Hoje se fala de educabilidade cognitiva, ou seja potencialização das funções cognitivas, de maneira a que possamos usar das competências naturais com o máximo de aproveitamento. Para isso existem propostas que visam o desenvolvimento do potencial cognitivo. Porém, dentre elas, o PEI- Programa de Enriquecimento Instrumental- criado pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein é uma das que têm maior sucesso no meio acadêmico e laboral.
O PEI tem por objetivos:
1.Corrigir funções cognitivas deficientes.
2.Adquirir vocabulário, códigos, conceitos, operações e relações relevantes para as tarefas do PEI, bem como para a resolução geral de problemas.
3.Desenvolver motivação intrínseca por meio da formação de hábitos.
4.Desenvolver o pensamento reflexivo e o insight.
5.Desenvolver motivação intrínseca em relação à tarefa.
6.Mudar o papel de receptor passivo e reprodutor de dados para o de gerador ativo de novas informações.
Esse programa divide-se em catorze instrumentos de trabalhos agrupados em dois níveis:
Nível I:
1.Organização de pontos.
2.Orientação espacial
3.Comparações.
4.Classificações.
5.Percepção analítica.
6.Orientação espacial
7.Ilustrações
Nível II:
8.Progressões numéricas.
9.Relações familiares.
10.Instruções.
11.Relações temporais.
12.Relações transitivas.
13.Silogismos.
14.Desenho de padrões.
O PEI é indicado para aperfeiçoar o desempenho cognitivo de uma grande variedade de pessoas. É importante ressaltar que a população escolar de qualquer nível surge como cliente preferencial. Assim, são clientes possíveis, dentre outros:
- alunos e aprendizes com ou sem dificuldades de aprendizagem,
- trabalhadores empregados,
- trabalhadores empregados em contato com novas tecnologias,
- trabalhadores desempregados em processo de requalificação profissional,
- pessoas não-alfabetizadas,
- pessoas com baixo desempenho em leitura e escrita (analfabetos funcionais),
- pessoas em processo de aprendizagem de idiomas,
- professores de qualquer disciplina,
- supervisores de produção e de serviços,
- gerentes de escolas e de empresas,
- militares graduados,
- pessoas com necessidades especiais de educação,
- crianças abandonadas,
- ex-drogados em processo de recuperação e
- idosos.
Conhecer e aplicar o PEI é um diferencial para os profissionais da Educação e da Saúde porque permite um trabalho planejado com vistas ao alcance do êxito na aprendizagem e amplia as possibilidades de integração das pessoas na sociedade, de uma maneira mais assertiva e funcional.