Atividades para o Desenvolvimento Cognitivo das Crianças

Atividades para o Desenvolvimento Cognitivo das Crianças

images (1)

Os professores e os pais podem se utilizar de atividades simples para o desenvolvimento  cognitivo das crianças.


Por exemplo:

vitaminas-importantes-para-o-desenvolvimento-infantil-tt-width-660-height-300-bgcolor-FFFFFFJogar com elementos do ambiente para classificar, fazer séries, contar , realizar operações simples de adição e subtração (adicionar e remover). 

Sempre é possível reforçar a série numérica, com jogos que envolvam  números:  ascendente / descendente; anterior e posterior. Lembre-se dos dias da semana, meses do ano, conceitos como grande-médio-pequeno, duro / suave, juntos-separados, frente-trás, longo-curto, quase-longe, cheio-vazio, largo-estreito, que estão à disposição nos elementos que permeiam o ambiente escolar e doméstico.

Incentihistorias-inf-cursos-cptve os jogos de mesa: dominó, memória, cartas, damas, sudoku, palavras cruzadas, quebra cabeças…

Você pode fazer atividades que envolvem lógica matemática e cálculo em situações cotidianas: Por exemplo, para fazer um bolo, o que vem primeiro? bater os ovos ou colocar na forma para assar? Você tem dinheiro suficiente para comprar um pacote de chicletes? quanto custa o pão ?

Ordens diretas, pouco ou mais complexas, auxiliam na memória de curto prazo e estimulam a atenção: Por exemplo: guarde as meias na segunda gaveta; coloque a colher à direita do prato …

Estas atividades, muito simples e corriqueiras, são excelentes para propiciar estímulos que atuam diretamente sobre as operações mentais que utilizamos em nossa cognição.

Vamos tentar com as crianças ? Aproveitem as sugestões !

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 37 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>