É Tempo de Férias !

É Tempo de Férias !

férias

É Tempo de férias … Descanse, divirta-se, brinque, vá para a piscina, fique com a família, vá ao cinema, ao parque, etc …. Apesar de não ser a favor de tarefas para as  férias, gostaria que vocês pensassem em  seguir estas recomendações para que reforçassem e fortalecessem as capacidades de seus filhos por meio de atividades simples.

linguagem

Neste primeiro post, trago sugestões de atividades para o desenvolvimento da linguagem :

Quando chegar em casa peça às crianças para lhes dizer o que fizeram durante o dia.


Deixe-as falar ouvindo-os com calma. Incentive-as a pedir coisas utilizando as palavras mágicas: por favor; obrigado; olá; até logo …

Estimule a linguagem oral, aumentando o vocabulário com as experiências deste verão, estruturando
corretamente as frases.

Brinque com palavras encadeadas que começam com enigmas, trava-línguas, poesias, músicas …. Conte histórias em qualquer lugar: no carro, na piscina, ao dormir …

Visite as bibliotecas municipais e os museus de sua cidade, locais que oportunizam perguntas, o que é muito importante para estimular a aprendizagem.

No próximo post, daremos continuidade a este assunto, enfocando atividades que desenvolvam a escrita.

 Até lá !

Júlia

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 37 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>