Crianças , Férias e Atividades de Escrita

Crianças , Férias e Atividades de Escrita

escrita

Continuando a série de posts sobre como estimular as crianças com atividades que contribuem para seu desenvolvimento, trazemos agora sugestões de atividades com escrita.

lectoescrita1

Podemos praticar a escrita em qualquer momento, aproveitando qualquer atividade com as crianças, durante as férias, lembrando sempre que o desenho é uma forma de expressão simbólica que tem grande valor na escrita.

22519320_10212234710995204_4738587004390179396_n

Brincar de stop, por exemplo, é uma oportunidade de se promover a escrita, reforçando as letras do alfabeto. O jogo stop, também conhecido como adedanha ou adedonha, é uma brincadeira em grupo, na qual os jogadores devem ser rápidos com as palavras. Basicamente, para jogar stop as pessoas se reúnem, determinam diferentes categorias como Nome, CEP (cidade, estado e país), Ator/Atriz, PHC (parte do corpo humano) etc, e sorteiam uma letra do alfabeto. Sorteada a letra, o jogo começa. Para cada tema, os jogadores devem encontrar uma palavra que comece com a letra sorteada. Quem preenche primeiro todas ou um número mínimo de categorias fala stop e todos os outros jogadores param o jogo. Vence quem somar mais pontos. Há uma versão on line do jogo, em https://stopots.com.br/ 

É interessante estimular a criança a escrever sobre experiências vividas durante as férias. Pode-se preparar um caderno  para que desenhem e depois escrevam algumas frases sobre o que aconteceu no passeio, na praia, no parque, no cinema… Nesta atividade não é tanto a quantidade de desenhos e produções escritas, mas a qualidade. Importante que a criança desenhe com riqueza de detalhes, que o trabalho seja limpo, que possa começar num dia e terminar em outro.

Desenhar e escrever na areia da praia, usando a ponta dos dedos ou gravetos, assim como fazer o mesmo com giz no chão são atividades que permitem a experimentação de materiais diversos. Isso também é válido com massa de modelar e tintas, que permitem a criação de desenhos e de letras e palavras.

Como já dissemos anteriormente, não se trata de preparar tarefas para as férias, mas de abrir espaços de criatividade e aprendizagem !

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>