Somos Criativos

Somos Criativos

Hight-Qualidade-Pequeno-Engra-ado-M-o-nica-Criativo-Crian-as-Eduactional-Brinquedo-Labirinto-De-Madeira

A criatividade é uma habilidade cognitiva. O ser inteligente é criativo.

“Criatividade consiste em ver o que todo mundo vê e perceber o que ninguém percebeu”
Maury Fernandes (1998: 164)
Quando se aprende verdadeiramente, não se fica preso ao que foi aprendido, mas sempre se introduz algo novo,  algo pessoal ao que foi ensinado.

Alícia Fernández dizia que criar é descobrir o novo no conhecido porque há sempre uma estrutura prévia, um esquema que permite a aprendizagem; não se pode criar a partir do vazio. Portanto, fica a pergunta: onde está a criatividade , na pessoa ou no produto criado ?  Penso que a resposta é clara ! A  criatividade está no ser humano.

Se é assim, precisamos estimular a criatividade desde cedo, em nossas crianças. Primeiramente, compreendendo que o pensamento criativo se desenvolve a partir das seguintes habilidades cognitivas:

1- Fluência = quantidade de respostas a um mesmo problema;

2- Flexibilidade = quantidade de respostas divergentes a um mesmo problema;

3- Originalidade = introduzir novidade, adotar ou implementar uma nova ideia;

4- Elaboração = possibilidade de processamento mental do problema;

5- Avaliação = criticidade em relação à utilidade da criação.

Para ter criatividade, portanto, é preciso que se tenha recursos mentais e materiais. Muitas vezes, situações ambientais, emocionais, perceptivas, intelectuais e sociais  barram a criatividade das pessoas e levando-as à repetição, à mesmice.

A zona fértil para a criatividade é aquela na qual não há nem excesso nem falta. É preciso que haja equilíbrio para  usar o que se tem em termos intelectuais e materiais, para criar.

Uma forma de estimular a criatividade é usar labirintos como atividade recreativa. Sair do labirinto, encontrar uma saída é desenvolver as habilidades cognitivas que levam à  solução do problema e, por conseguinte, à criatividade.

Trazemos três exemplos de labirintos que podem ser elaborados de maneira simples, com material reciclado, para estimular a criatividade das crianças:

10-maneiras-de-fazer-labirintos-labirinto-colorido10-maneiras-de-fazer-labirintos-labirinto-de-contas10-maneiras-de-fazer-labirintos-labirinto-de-canudo

Aproveite estas ideias, crie outras. Exercite seu potencial criativo !

Referências:

Fernandes, M.C. (1998). Criatividade: um guia prático – preparando-se para as profissões do futuro. São Paulo: Editora Futura.

https://www.tempojunto.com/2017/05/19/10-ideias-de-labirintos-caseiros-para-fazer-com-as-criancas/

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

1 Comment

  1. Conteúdo impressionante! Abordagem perspicaz e
    envolvente, despertando interesse imediato. Parabéns pela
    riqueza de informações apresentadas de forma brilhante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>