Jogos na Sala de Aula, com Sugestões de Aplicação

Jogos na Sala de Aula, com Sugestões de Aplicação

criança brincando

Continuando a série de posts sobre o brincar na escola, trago algumas informações a respeito do uso de jogos na sala de aula.

criança jogando

Primeiramente convém distinguir o brincar espontâneo da criança e os jogos utilizados pela professora em sala de aula. Estes últimos têm função pedagógica e não apenas lúdica. O brincar é mais completo e mais lindo do que este jogar com propósitos definidos. Contudo, mesmo assim, é melhor que a professora utilize tais recursos em suas aulas do que permanecer com didáticas baseadas apenas na transmissão oral de conteúdos.

Quais seriam os objetivos dos jogos na sala de aula ? Vamos enumerar 10 deles:

1- Divertir;
2-Servir ao desenvolvimento de atitudes cooperativas;
3-Servir como meio de revisão de conteúdos;
4- Trabalhar a ansiedade;
5- Desenvolver atitudes cooperativas;
6- Rever os limites;
7-Ajudar no controle das emoções;
8- Promover a comunicação e a integração entre os alunos;
9- Desenvolver estratégias de pensamento;
10- Desenvolver a criatividade.

Vejamos um exemplo de jogo que pode ser aplicado na escola para atender aos objetivos acima descritos:

Um Ursourso

Idade: 5 a 10 anos
Número de jogadores: qualquer
Duração: 5 a 15 minutos
O que o jogo exercita: Números, letras, vocabulário e sobretudo memória.
Como jogar: Os jogadores sentam-se em círculo. Define-se, por qualquer critério o primeiro a jogar. Ele se vira para a pessoa à sua esquerda e diz: “Um urso”. Cada participante repete a frase na sua vez, até  voltar ao jogador à esquerda daquele que começou. Este jogador, então, deve inventar uma nova frase começando com o número dois, seguido de uma outra palavra que comece com a mesma letra, “d”. Por exemplo, “dois dados”, Agora as duas frases, em sequência terão que ser repetidas por todos os participantes. Fica assim: “um urso, dois dados.  Quando o último tiver repetido, é a vez do terceiro jogador. Ele escolhe então um terceiro item que será adicionado aos anteriores.
Após algumas rodadas, a frase que todos terão que repetir será algo mais ou menos assim:um urso, dois dados, três tigres, quatro queijos, cinco casas, seis sapos, sete sinos … ”
Vencedor: Quando um jogador comete um erro, ele sai do jogo. O vencedor será o último jogador que restar.

Variações:

Impondo velocidade para falar a sequência, o jogo pode se transformar numa espécie de trava-línguas;

Definir outras sequências numéricas pode acrescentar tempero à brincadeira (para crianças entre 8 e 10 anos);

Podemos começar introduzindo a seqüência de números pares: “dois dados, quatro quadros, seis sereias, oito ovelhas … ” Depois os ímpares. “um urso, três tomates, cinco cocos, sete selos, nove números …”

A sequência também pode ser invertida: “vinte vacas, dezenove doutores, dezoito dedos, dezessete dados, dezesseis donos, quinze quartos … Agora os múltiplos de 3, de 4, 5,6 … Para crianças que estão aprendendo as tabuadas, o jogo pode se transformar num excelente e divertido exercício. Por exemplo, a do três: “três torresmos, seis secretárias; nove navios, doze duchas … “

São sugestões de sequências e você pode criar outras opções, de acordo com seu objetivo e com cada grupo específico de crianças.

Experimentem e postem seus comentários !

Até mais,

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

2 Comments

  1. Selesa disse:

    Eu não nem sei como vim parar aqui, mas eu pensei que este
    post foi grande. Eu não sei quem você é mas certamente és vai um blogueiro famoso
    se você não são já ;) Um brinde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>