Tempo Para os Filhos

Tempo Para os Filhos

O-TEMPO

Atualmente vivemos uma época em que o tempo nos domina. Tudo é veloz, tudo é fugaz !

 

filho2

As crianças também sofrem este impacto, no uso antecipado das tecnologias que ocupam mais tempo do que deviam em suas vidas.

Os pais geralmente não têm tempo para brincar com seus filhos e terceirizam esta atividade para babás, colégios, avós e recreadores em geral.
O tempo passa, as crianças crescem, os pais julgam que trabalhar é muito importante para a criação dos filhos, para assegurar-lhes um futuro. E o presente? Como fica ?

Criança precisa da companhia de seus pais. Não há quem a substitua, nem avós. E companhia pode ser medida em tempo. Por exemplo : 20 minutos por dia para brincar com seu filho. Será que é muito ? Se for, os minutos podem ser divididos em duas partes de 10 minutos em horários alternados.

O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Alícia Fernández dizia que ” Aprender é quase tão lindo como brincar”.

Brincar com seu filho é estar em sua companhia, desfrutando de  sua convivência, conversando sobre sentimentos, sobre a moral, que ultimamente anda tão descuidada…

Às vezes é possível fazer isso até dentro do carro, quando estamos no trânsito. Quando minhas crianças eram pequenas, brincávamos de ” mostrar”: escolhíamos algum coisa para ser identificada na rua ( um carro de determinada cor; um estabelecimento comercial etc.) Era uma diversão. Outra forma de brincar no carro é cantando uma canção de conhecimento da criança, fazendo imitações com elas etc… Enfim, sempre há uma maneira de se divertir junto com os filhos.

pai-criancas-brincando-1354205890862_615x470Importante é que os pais se recordem das brincadeiras de sua infância e proponham para os filhos revivê-las. Isso faz bem para o adulto e para a criança.

Tempo, tempo, tempo… Ilusão externa resultante do movimento de rotação da terra que nos dá os dias e as noites e do movimento de translação, que nos dá os meses e os anos.  Também ilusão interna, pois quando estamos entediados o tempo não passa e quando estamos muito atarefados, não dá tempo para nada.

O melhor tempo é o de brincar ! Este passa na medida exata para adultos e crianças e traz benefícios importantes para o desenvolvimento infantil. Comece logo, vá brincar com seus filhos !

 

 

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>