Saiba como a pós-graduação pode impulsionar a sua carreira

Saiba como a pós-graduação pode impulsionar a sua carreira

pos graduação

Há alguns anos, ter um curso de nível superior era visto como um grande destaque em qualquer currículo. Hoje, é uma das exigências básicas para um vasto número de vagas. A partir disso, o diferencial exigido pelo mercado passou a ser a pós-graduação. Quem a possui, pode encontrar oportunidades e remuneração distintas de outros candidatos sem essa formação.

Veja quais são as opções e qual é a importância da pós-graduação e entenda como ela pode ser o qualificador que faltava para impulsionar a sua carreira.

A importância da pós-graduação

Em um cenário cada vez mais competitivo e em meio a uma crise, as empresas mostram-se cada vez mais exigentes em seus processos seletivos. Há diversos candidatos com perfis semelhantes, experiências equivalentes e com a mesma formação. Nesta hora, um item pode fazer toda a diferença entre ser ou não selecionado: a pós-graduação.

Ela também pode ser fundamental para quem está buscando uma promoção ou mudança de área, uma vez que esses cursos são bastante focados, trazendo informações aprofundadas e atualizadas sobre o mercado e possibilitam, ainda, que se faça network com outros profissionais e empresas de seu segmento de interesse.

Ter uma pós-graduação poderá, também, gerar aumento salarial. Conforme pesquisa, quem possui uma pós-graduação lato sensu pode aumentar sua renda em até 12,4%.

Pós-graduação lato sensu

É a opção mais voltada para necessidades específicas do mercado de trabalho. Seus cursos podem ser ministrados presencialmente ou a distância. Entre as opções lato sensu estão a especialização e cursos de aperfeiçoamento.

A especialização requer carga horária mínima de 360 horas, de acordo com o MEC, e é um recurso bastante utilizado por profissionais que querem mudar de área ou obter uma promoção. Dentro dessa categoria estão ainda os MBAs, cursos de especialização com foco na área de administração e gestão de negócios.

Pós-graduação como diferencial

No mercado de trabalho, as empresas já começam a exigir mais do que a especialização ou o MBA. Conforme pesquisa realizada pela consultoria de carreira Produtive, 68% dos executivos participantes já cursaram pelo menos um MBA ou especialização. Isso ocorre porque as empresas estão buscando profissionais com uma formação sólida, que forneça subsídios para fundamentar consistentemente a tomada de decisões e que tenham um grande repertório de dados e informações atualizadas que ajudem a gerar inovação, reduzir custos e alcançar melhores resultados.

Assim, para ser selecionado para uma vaga como essa ou para conquistar promoções em sua empresa, é recomendado continuar estudando e especializando-se para ser visto como um candidato com diferenciais que poderão agregar valor às organizações.

Pós-graduação como diferencial

Os cursos de pós-graduação são ofertados tanto por universidades públicas quanto privadas. Ter um curso de pós-graduação no currículo pode ajudar a criar diferenciais em seleções, oportunidades de recrutamento interno das empresas, a mudar de área de atuação e a gerar aumento salarial.

Adaptado de IG EDUCAÇÃO -20/09/2016 – SÃO PAULO, SP

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>