Continuando o assunto iniciado na semana passada, veremos agora o que é importante que pais e professores analisem nas crianças em fase de alfabetização, verificando se há comprometimento físico que possa interferir na aprendizagem da leitura e da escrita.
Em relação ao desenvolvimento físico é importante observar:
- A relação idade X peso X altura: crianças muito franzinas podem ser portadoras de desnutrição, com repercussões sobre seu desempenho escolar;
- O tônus muscular: hipertonia ou hipotonia podem indicar ou acompanhar algumas síndromes e dificultam o desempenho motor na escrita;
- A orientação espaço-temporal: crianças que apresentam dificuldades de orientação no espaço podem apresentar problemas quanto à escrita em pautas, obediência às margens, tamanho da letra, etc.;
- A Postura: se tiver algum problema pode interferir negativamente na escrita,seja pela posição do tronco em relação à mesa, seja pela preensão do lápis. A este respeito, é muito importante que o professor observe como a criança segura os instrumentos de escrita( lápis, caneta, giz). A maneira correta é com indicador e polegar em oposição e o dedo médio dando apoio, conforme a figura:
Crianças que apoiam o dedo médio sobre o lápis exercem pressão sobre o instrumento, acarretando em função de hipertonia dos músculos das mãos, braço, antebraço, ombro e pescoço. Para tais crianças, escrever significa “dor”. Leia mais a respeito em http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/2010/03/seu-filho-segura-direito-no-lapis.html
Lateralidade/direcionalidade: apesar de muitas crianças definirem sua lateralidade antes dos 6 anos, isso não quer dizer que saibam nomear corretamente “esquerda” ou “direita”. A lateralidade é um componente interno, decorrente da dominância do hemisfério cerebral. O professor deve observar se ela troca o lápis de mão enquanto escreve, se alterna a mão direita com a esquerda em suas ações rotineiras, para verificar se a lateralidade foi ou não definida. Crianças que têm dificuldades neste âmbito provavelmente terão problemas na escrita, pelas exigências que o manejo do lápis e a progressão da escrita – da esquerda para a direita – exige;
Movimento ocular: o amadurecimento do sistema nervoso central leva ao amadurecimento das funções oculares. É comum que até os 6 anos de idade as crianças apresentem convergência ocular, o que leva a dificuldades de leitura e escrita. Por isso, é conveniente a observação da criança quando brinca de ler ou está vendo imagens em um livro. Se tiver necessidade de acompanhar os movimentos oculares com a cabeça, pode ser que ainda não tenha amadurecido suficientemente.A convergência ocular impede que ambos os olhos sigam a mesma progressão- da esquerda para a direita- e ocasiona dificuldades de leitura. As crianças que mantém esta situação além dos 6 anos de idade necessitam de tratamento específico, com exercícios de ortóptica. A visão tridimensional ou estereoscópica ocorre quando há binocularidade, possibilitando a percepção da posição dos objetos no espaço, o cálculo da distância entre eles e a noção de profundidade. A imagem integrada no cérebro ocorre porque a informação visual de ambos os olhos (visão binocular) é fundida em uma única imagem pelas células corticais conectadas às vias ópticas de ambos os olhos. A visão binocular se desenvolve normalmente se os dois olhos trabalharem juntos. Com imagens diferentes por desvio dos olhos (estrabismo) ou por erro de refração, não ocorre a fusão. As alterações da visão binocular, as dificuldades de convergência (desvio) e acomodativas (acomodação da lente ocular para ver em diferentes distâncias) podem acarretar na criança sensações desagradáveis tais como: imagens duplas (diplopia), dificuldade de figura e fundo e de orientação no espaço. Essas dificuldades devem ser corrigidas por correção óptica, oclusão ou intervenção cirúrgica quando for o caso, o mais cedo possível,para que a criança tenha um desenvolvimento normal do sistema e função visual.
Tais aspectos físicos são devem ser observados e identificados na fase de alfabetização, pois, quando detectados, permitem que as crianças sejam atendidas em suas necessidades e tenham sucesso em seu processo de aprendizagem.