Material Cuisinaire e Aprendizagem Matemática: atividades didáticas

Material Cuisinaire e Aprendizagem Matemática: atividades didáticas

Cuisenaire-Rods

O Material Cuisenaire é utilizado desde 1961 sendo um recurso facilitador para o ensino da Matemática, proporcionando aos alunos experiências que lhes possibilitam um crescimento  na  construção do número e das operações concretas.Permite o desenvolvimento da criatividade e serve para iniciar a criança na contagem e nas operações matemáticas.

Foi idealizado pelo professor, músico e matemático Georges Cuisenaire,  ampliado e propagado pelo matemático, psicólogo e educador Caleb Gattegno, cuja foto está ao lado.

É constituído por prismas coloridos, de bases quadrangulares de 1 centímetro quadrado,  denominados geralmente de “barras”. A cada barra podemos associar um dos dez primeiros numerais, sem que estejam denominadas as unidades que as compõem. Todas as barras da mesma cor têm igual comprimento.

O Material Cuisenaire é constituído por cinquenta e cinco peças sendo: quinze barrinhas de cor branca, dez barrinhas de cor vermelha, seis barrinhas de cor verde clara, cinco barrinhas de cor roxa, quatro barrinhas de cor amarela, quatro barrinhas de cor verde escura,  três barrinhas de cor preta, três barrinhas de cor marrom, três barrinhas de cor azul, duas barrinhas de cor laranja.

Com esse material pode-se desenvolver aprendizagem em Matemática desde a Educação Infantil até níveis superiores. É um material multivalente que proporciona elaboração e permite à criança estabelecer relações entre as peças que o compõem, sugerindo uma multiplicidade de conceitos matemáticos. As crianças fazem descobertas dentro do seu próprio ritmo de aprendizagem e atingem níveis mais complexos.

O Material Cuisenaire constitui um dos exemplos mais significativos dos caracteres de multivalência e dinamismo exigidos em todo o material didático moderno. Leva o aluno a experimentar e  a descobrir as verdades matemáticas por meio da investigação.

O professor pode realizar diversos trabalhos com este material didático, de forma criativa e prazerosa para os alunos. Sugerimos várias atividades didáticas, que podem ser ampliadas de acordo com as necessidades da classe.Faça download das sugestões clicando no link a seguir: material cusisinaire

A escola pode adquirir uma caixa completa  do Material Cuisinaire e utilizá-lo com vários alunos ou solicitar que cada família compre o material em quantidade individual para seu filho. Pode ser encontrado em  http://www.wilsonbrinquedos.com.br/?page_id=70

Somente deverá ser usado o material  enquanto a criança necessitar dele como apoio concreto para a aprendizagem.       

 

 

 

 

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 37 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

5 Comments

  1. Fabiana disse:

    Ótima sugestão Julia. Obrigada.

  2. Oi colega,

    Você deve adquirir no endereço eletrônico que indico na postagem.
    Um abraço,
    Júlia

  3. Roselene Nunes de Lima disse:

    Eu tenho sugestões de multiplos e divisores com esse material, para anos mais avançados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>