[vc_row][vc_column][vc_column_text]Inicio este post com uma palavra no título que pode causar estranheza: Distração. Hoje se fala em distração como se fosse o oposto de atenção. Não é bem assim, conforme indica Alícia Fernández (2012). A distração é um espaço de criação onde ocorre a aprendizagem. Portanto, ao distrairmos as crianças, estamos abrindo espaços para que elas aprendam se divertindo. Quando as crianças estão de férias e não há possibilidade de viagem ou de frequentarem uma colônia de férias é preciso distraí-las para que a criatividade ocupe o lugar da ociosidade, da agressividade, da passividade. Como fazer isso? Organizando atividades interessantes que ocupem o tempo dos pequenos e permitam que eles se divirtam. Vejamos alguns exemplos:
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
1. Brincadeiras com água
Criança adora brincar com água. Uma simples bacia com barquinhos de papel é suficiente para fazer a festa. E colocá-las no box do banheiro com tinta guache e pincel para que pintem os azulejos? Depois é só abrir o chuveiro e acabar com a sujeira. E bolinha de sabão? É a maior diversão![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
2. Cinema em casa
Escurecer o ambiente, fazer pipoca, um bom filme e a festa está pronta. Procurar produções antigas, como “De Volta Para o Futuro” ou “ET”, pode ser uma alternativa interessante para a gurizada de 7 a 10 anos em média, aprender e dialogar com os adultos a respeito da visão de uma época em comparação com a de hoje.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
3. Aniversário da boneca
Para as meninas, é uma ótima pedida. Basta convidar as coleguinhas, fazer uns brigadeiros, um bolo de padaria e música para dançar. Faz um pouco de bagunça na casa, mas diverte durante uma tarde inteira.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
4. Oficina de artesanato
Confeccionando pulseirinhas e colares com contas e fios, carrinhos e bonecos com pregadores de roupa, pinturas com legumes (cenoura, beterraba) também é ótima pedida para todos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
5. Festa do pijama
É uma bagunça super divertida. Pode-se utilizar sofás ou colchonetes como base para as crianças dormirem e, claro, não dá para esquecer a lanterna. Até dá para passar a noite nesse “acampamento” caso ninguém da família tenha compromissos cedo no dia seguinte.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
6. Piquenique
As crianças adoram! Pode ser em um parque, no jardim de casa ou no play do prédio. O que não pode faltar são guloseimas e acessórios típicos do programa, como toalha para forrar o chão e cesta de palha.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
7. Festa à fantasia
Retirar do armário as fantasias antigas, enfeitar a sala ou o play do edifício com festões de papel feitos pelas próprias crianças, música, refrigerante e alguns sanduíches são ótima diversão e permite a confraternização entre as crianças do bairro, da escola ou da família.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
8. Colorir mandalas
É um convite ao relaxamento. As mandalas são elementos que promovem a calma e diminuem o stress. Agem sobre a criança diminuindo a conduta impulsiva. Podem ser facilmente encontradas na internet, prontas para colorir. Veja alguns exemplos em https://br.pinterest.com/juliaegoncalves/mandalas/.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
9. Dobraduras
São também uma forma de manter as crianças entretidas, criando formas e animais em papel. Podem ser encontrados modelos dos mais simples aos mais complexos, na internet. O exemplo que disponibilizamos você encontra em pragentemiuda.org.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
10. Ir para cozinha
Fazer um bolo, enrolar brigadeiros, fazer biscoitos em formas de silicone, gelatina, suspiros, cupcake e outras gostosuras é uma diversão para a criançada e uma fonte de aprendizagem a respeito dos ingredientes, do cozimento dos alimentos, das transformações pelas quais passam, crescendo ou diminuindo de volume etc. Muitas massas já se encontram prontas nos supermercados, o que facilita o trabalho com as crianças. Vale a pena tentar![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Estas e outras formas de entretenimento e distração para as crianças são valiosas para a promoção da integração familiar, para o diálogo entre pais e filhos e para o desenvolvimento das funções executivas, que englobam o planejamento das ações, o controle inibitório e a memória de curto prazo e são decisivas na aprendizagem escolar.
Referências:
FERNÁNDEZ, Alícia. A Atenção Aprisionada: Psicopedagogia da capacidade atencional. Porto Alegre: Artes Médicas, 2012.
SEABRA, Alessandra Gotuso( org.) Inteligência e Funções Executivas.São Paulo: Memnon, 2014.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
12 Comments
Ola Julia, adorei as dicas. Gosto de guardar para quando precisar entreter crianças. Nunca se sabe…um dia pode ser útil ainda mais nessa profissão “profemãe”….rsrsrs
Beijo muito grande no coração.
Que bom, Sueli !
Eu também vivo essa vida, só que agora ainda sou profvó, kkkkkkk
Um abraço,
Júlia
Ótimas dicas Júlia, só preciso arrumar tempo para fazer essas “bagunças”
Um abraço
Marília Bethânia de Bom Repouso
Oi Maria Bethânia,
Decerto que o tempo dispendido em organizar as brincadeiras renderá em oportunidades de aprendizagem para as crianças e em enriquecimento para sua relação com elas. O que acha ?
Julia, boa tarde!
Adorei a ideia, ainda não sou avó mas coloquei a sugestão numero 10 em pratica e foi um sucesso.
obrigado
att
vera
1
Oi Vera, que bom ! Fico feliz em saber que as sugestões foram utilizadas por você com sua ” turminha”.
Um abraço,
Júlia
muito bom , tb sou psicopedagoga, podemos trocar idéias!!!!
Oi Sueli,
Este espaço é para isso. Torne-se assinante e passe a receber nossos post semanais, participando com seus comentários.
Um abraço,
Júlia
Júlia
Adoro ler os seus textos. Sou pedagoga e tenho três filhos em idades bem diferentes: 15, 7 e 3 anos, respectivamente.
Mas não posso deixar de comentar que a primeira dica sobre brincar com a água deveria ser repensada. Devemos lembrar que estamos no verão e os reservatórios de água estão secando. A água é um bem natural e não deve ser desperdiçado. Que tal substituir por um chá da tarde com os vizinhos e amigos?
Um abraço
Érica Deiró
Oi Érica,
Você tem razão ! Temos que dar o exemplo e educar as crianças para a economia de água, bem mais precioso que temos para a conservação da vida. Porém, repare que as sugestões que dei são bem econômicas ( rs rs rs ).
Um abraço e obrigada pelo comentário tão pertinente.
Júlia
Gostaria de receber este excelente material no site acima citado.
Agradeço de coração,
Marlene
Oi Marlene,
Quando você acessa o site edupp.com.br/valeaprender, todos os posts estão disponíveis e o material você pode fazer download.Se não conseguir, entre em contato novamente.
Um abraço,
Júlia