Como Escolher Brinquedos Pedagógicos para Crianças de 1 a 8 anos

Como Escolher Brinquedos Pedagógicos para Crianças de 1 a 8 anos

1023242_55324070

Se você quer manter a tradição natalina de compartilhar presentes e há crianças em sua lista, já sabe que elas preferem brinquedos . Mas… Você sabe como escolher um brinquedo que auxilie no desenvolvimento infantil ?   Hoje em dia, com a invasão da tecnologia em nossa vida, muitas crianças passam horas diante da TV ou do vídeo game e deixam de receber estimulação em aspectos relevantes para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Por isso, aproveite o Natal para presentear com brinquedos educativos, seguindo nossas dicas por idade:

Crianças de 1 ano de idade

O melhor brinquedo para crianças desta idade são os plantados: O “plantado” é um material composto por uma base  perfurada (geralmente de madeira) e palitos de diferentes espessuras. Os palitos são introduzidos nas perfurações da base, dando lugar à ação de “plantar”. É possível também encontrá-los sob a forma de carrinhos. Nesta idade as crianças adoram enfiar o dedo em todos os buracos, daí a necessidade inclusive de se protegê-las das tomadas. O plantado atende à esta necessidade infantil. Só é preciso ter bastante cuidado para que não levem as peças à boca.

fig 2plantyadocores

Crianças de 2 anos de idade

Nesta idade um bom brinquedo são os encaixados, que podem ser no plano horizontal ou vertical. Os encaixados são o oposto dos plantados  e exigem da criança mais coordenação de movimentos manuais.  Além dos encaixados as crianças de 2 anos adoram os encaixados que permitem  construir torres e depois derrubá-las, dando boas risadas!

fig14fig 4fig11

Crianças de 3 anos de idade

Brinquedos simbólicos tais como carrinhos, trenzinhos, bichinhos e famílias de bonecos são ótimos presentes nesta fase, pois a linguagem já deve estar mais estruturada e as crianças se comprazem em brincar de “faz de conta”.

carrinho casinha trenzinho família

Crianças de 4 anos de idade

Os jogos e brinquedos que estimulam associação e pareamento são ótimos para as crianças desta idade porque desenvolvem a percepção de correspondências, o que lhes será exigido mais tarde, na aprendizagem da leitura e da escrita. São exemplos deste tipo de brinquedos os jogos de memória e os dominós.

fig2lição3 fig03 lição3 fig12lição3

 

Crianças de 5 anos de idade

Os quebra cabeças são muito bem vindos porque trabalham as funções mentais de análise e síntese, necessária para a alfabetização. Estes brinquedos podem ter cortes auto-corretivos ( como os do barco), que auxiliam a montagem da figura, ou cortes retos( como os do pato). Estes últimos são os mais difíceis, pois exigem uma percepção visual bem definida da figura a ser montada, em suas partes constitutivas. o número de peças também deve ser levado em consideração( não deve ultrapassar 25 peças).

quebra cabeças cortes auto corretivos quebra cabeças cortes retos

Crianças de 6 anos de idade

É o período da aprendizagem da leitura e da escrita, momento em que o social invade o universo infantil por meio das letras, das palavras e frases. Brinquedos que contenham letras para parear, classificar, identificar etc. são os melhores presentes de natal.

ABC-xalingo alfabetoalegreelibras achar

Crianças de 7 e 8 anos de idade

Já devem estar alfabetizadas. Sendo assim, o melhor presente é um livro. Se a criança recebe um livro como presente de Natal, passa a olhar para ele com outros olhos, não de obrigação, mas de diversão ! Os contos de fadas, as fábulas, as histórias do folclore brasileiro, livros de poesia de grandes nomes de nossa literatura, feitos especialmente para crianças são os mais indicados, pois garantem a formação de um leitor de qualidade.

arcadenoe-livro-e1297283851240 livro ML fábulas

 

Acreditamos que nossas dicas podem ser valiosas para  ajudá-lo a decidir pelo melhor brinquedo para presentear a criança que encanta sua vida! Vá às compras com mais segurança, na certeza de que poderá agradá-la.

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

10 Comments

  1. Maria Cristina disse:

    Obrigada, Profª Júlia! Como sempre, enriquecendo nossa bagagem! Abraços.

  2. Gloria disse:

    Obrigada Julia! Acabei de passar suas dicas para o pessoal do infantil, Você é sempre pertinente e antecipa nossas necessidades
    Abraço Gloria

  3. LUIZ ANTONIO VALIM disse:

    Oi Professora Júlia! Sempre nos atualizando. Obrigado.

  4. Neide Hiene disse:

    Obrigada Prof Julia , passei suas dicas para o grupo da Novo Tempo. BJSSSSS

  5. sueli rita ferreira de brito disse:

    gostei de sua explanação, onrigado

  6. sueli rita ferreira de brito disse:

    gostei de sua explanação, obrigado

Deixe uma resposta para Gloria Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>