Sal com c cedilha

carnaval 2.pg

Houve um tempo em que o carnaval era embalado pelas famosas marchinhas e elas traziam críticas aos acontecimentos daquele momento. Uma delas me parece expressiva pelo fato de que sua crítica continua atualizada.

A letra é a seguinte:

A,E,I,O,U dabliu, dabliu, na cartilha da Juju, Juju

A,E,I,O,U dabliu, dabliu, na cartilha da Juju, Juju

A Juju já sabe ler e já sabe escrever

A Juju que maravilha, 

Escreve sal com c cedilha !

Ainda temos crianças e adolescentes que não sabem escrever. As regras da ortografia não estão mais presentes nas escola porque existe entre nós a ideia de que a criança se alfabetiza sozinha, aprende as regras pela visualização das palavras e, cada dia temos  menos leitores aptos na interpretação e na produção de textos.

Uma lástima !

É preciso reverter esta ideia falsamente denominada de construtivista. Já escrevi a este respeito e repito: Construtivismo não é método ! Trata-se de uma visão filosófica a respeito do ser humano. Para aprender a ler e a escrever é preciso que a escola adote um método de alfabetização e trabalhe as regras ortográficas e a gramática. Se continuarmos como estamos, ainda veremos muitas Jujus por aí, escrevendo sal com c cedilha!

 

 

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>