Dia do Psicopedagogo

Dia do Psicopedagogo

dia-do-psicopedagogo

logo-psicopedagogia12 de novembro é dia do psicopedagogo .

Em 1978 concluí o mestrado em Psicopedagogia na UFF, em Niterói, Rio de Janeiro. Sou psicopedagoga há 41 anos !

 

Agradeço à minha amiga Sueli Gomes Ribeiro, que abriu as portas de sua clínica de fonoaudiologia e psicomotricidade, na Avenida Sete de Setembro, em Icaraí, para que eu iniciasse o trabalho no consultório psicopedagógico. Ali aprendi, na prática, o comportamento profissional.
À Maria Lúcia Weiss, que me propiciou participar de grupos de estudos em  Copacabana, alargando minha visão a respeito da Psicopedagogia. Com ela conheci Pichon Riviére e sua Teoria do Vínculo, estudei  as obras de Piaget e aprendi a aplicar as provas do diagnóstico operatório.
Depois, veio a formação clínica com Alícia Fernandez, minha grande mestra, com quem tive a oportunidade de conviver durante 14 anos, nos encontros de formação e de terapia realizados em Belo Horizonte.
Durante 12 anos fui membro do Conselho Nacional da ABPp- Associação Brasileira de Psicopedagogia- como representante do Núcleo Sul Mineiro desta instituição ou como conselheira eleita.
Hoje atuo formando psicopedagogos em cursos de especialização lato-sensu e busco trazer reflexões acerca deste campo de conhecimento e de atuação neste blog. Acredito que pensar a Psicopedagogia, muito mais do que fazer Psicopedagogia seja meu papel, já que pertenço ao grupo dos profissionais de vanguarda. Percebo que há o risco , neste momento em que a sociedade quer tudo pronto e acabado, de a Psicopedagogia cair na superficialidade das técnicas sem subsídios teóricos que as sustentem.
Olhando para traz, vejo que caminhei o meu caminho. Um caminhar  que possa ser útil  aos que estão iniciando nesta profissão.
Feliz dia do psicopedagogo para todos !
Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>