Matemática divertida : O Jogo do 24

Matemática divertida : O Jogo do 24

jogo do 24

O professor usa o jogo como um recurso pedagógico para introduzir conteúdos curriculares,o que torna as aulas mais atraentes e interessantes para os alunos.

Hoje apresentamos um jogo que permite o trabalho com o cálculo mental, algo  que estimula o cérebro e desenvolve operações mentais e funções cognitivas. É o jogo do 24.

O objetivo é que  se chegue ao resultado 24, utilizando os 4 números do cartão (apenas uma vez cada um) e uma ou várias operações (adição, subtração, multiplicação, divisão).

Material : 30 cartões coloridos divididos em 4 partes, com 4 numerais em cada uma delas e pequenos círculos em cada um dos ângulos. jogo do 24

Regras:

Os alunos devem manter-se em silêncio diante de 1 cartão que é retirado de uma pilha disposta no centro da mesa. Quando um aluno sabe a solução do cartão, levanta o dedo e explica o raciocínio.

A pontuação é igual ao número de círculos do canto de cada cartão (1 círculo = 1 ponto; 2 círculos = 2 pontos; 3 círculos = 3 pontos). Se um cartão não é respondido corretamente, o aluno que respondeu incorretamente tem 1 falta e passa-se para o cartão seguinte.

Se um cartão não é respondido no tempo de um minuto, passa-se para o cartão seguinte.

Faltas:

Tem uma falta o aluno que: perturbar o grupo; responder fora da vez; der a solução errada.

Exemplo : 

9 – 4 = 5 ;  5 + 1 = 6;  6 x 4 = 24

jogo do 24

 Este jogo é indicado para alunos do Ensino Fundamental 1 que estejam aprendendo os cálculos .

Imprima os cartões, plastifique-os e experimente !                         

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 37 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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