Um dos problemas identificados nos currículos da Educação Infantil diz respeito à maneira como os conhecimentos matemáticos básicos, como a construção do conceito de número, são trabalhados pelos professores.
O conceito de número se acha diretamente ligado ao de conjunto. A noção de conjunto é uma ideia simples e intuitiva, de uso comum na vida diária, que designa uma coleção de objetos ou elementos. Todo objeto ou elemento pertence ou não pertence a um conjunto determinado. Por sua vez, os conjuntos são passíveis de comparação e ordenação, relacionado-se os elementos que os constituem.
O conceito de número deriva das relações estabelecidas entre os elementos de um mesmo conjunto ou entre conjuntos distintos. Os autores piagetianos, tais como Constance Kamii, partem da ideia de que o conceito de número é resultado da formação e sistematização, na mente infantil, de duas operações lógicas: a classificação e a seriação. Assim, por exemplo, o número 6 resulta da síntese de classificar vários conjuntos cujos elementos se correspondem em sua totalidade, com esta quantidade e de ordená-los numa série, criada da mesma maneira, depois do conjunto que ocupa o 5o. lugar.
Desta maneira, mais relevante do que ensinar as crianças a memorizar os numerais, é trabalhar com elas a comparação entre conjuntos, a classificação de seus elementos, a seriação entre eles.
Como fazer isso ?
Damos aqui o exemplo de um jogo para o trabalho com a classificação. Faça aqui o download do JOGO DO IGUAL E DO DIFERENTE e experimente com seus alunos ou com seus filhos em idade pré-escolar.
Depois comentem os resultados !