Se houvesse uma receita para avaliar uma escola em relação à sua qualidade, ela teria três ingredientes essenciais: infraestrutura adequada,boa gestão e professores com boa formação.
A infraestrutura adequada diz respeito às instalações, condições de acessibilidade, turmas com poucos alunos ( no máximo 20 crianças ou jovens ). As escolas precisam de prédios bem projetados e limpos Se o espaço é mal cuidado, o prédio é vandalizado mais facilmente. Se tiver grades, a criança se sente insegura. Os prédios escolares mal planejados incentivam a timidez entre as crianças e a prática do bullying. Há também grande importância da iluminação natural e a necessidade de haver variedade espacial para quebrar a monotonia. A criança que fica o dia inteiro na escola precisa de um espaço para descansar. A acústica de uma sala de aula se não for boa, o professor precisa gritar e fica rouco. Desse jeito o barulho vai se instalando aos poucos.
A boa gestão se expressa pela organização das atividades escolares, pelo projeto político pedagógico que inclua além do currículo as dimensões humanas, que seriam professores bem selecionados com uma proposta de carreira e dimensões simbólicas, como valores e costumes. A gestão deve investir na construção de relacionamentos de confiança entre os alunos, professores e o corpo administrativo. Não adianta o espaço ser lindo e a gestão e o currículo continuar atrasado. Desse jeito, vai ser apenas um presídio colorido. Notas, chamada, armário trancado, biblioteca fechada. Se o prédio for destinado a ensinar ordem e disciplina, ele estará falido. O edifício escolar moderno deve incentivar a convivência e a autonomia, desenvolvendo o protagonismo do aluno. Em um espaço mais calmo e agradável as pessoas vão se sentir em casa. A ideia essencial da gestão deve ser tornar os ambientes de aprendizados um verdadeiro lar. A vida fora da escola é tão rica e quando a criança entra no espaço escolar é uma sucessão de “não pode”. Não pode brincar, não pode correr, não pode tirar o tênis, não pode subir na árvore… A boa gestão precisa pensar nisso !
A formação dos professores é fundamental para um ensino de qualidade. O professor precisa admitir que não sabe, para dar os passos para se atualizar. A escola como o único `ambiente do saber`, como um conjunto de salas de aula, em que o professor ensina verticalmente um grupo de alunos, está com os dias contados. Por causa da tecnologia, os alunos hoje aprendem de uma forma muito diferente . Os conhecimentos são infinitos e transmitidos de forma horizontal. Por isso, é preciso repensar o modelo lousa-professor-aluno e o professor deixa de ser aquele que detém o conhecimento para se transformar em alguém que é capaz de selecionar o conhecimento relevante para ser apresentado, debatido e discutido com seus alunos. O bom professor. é aquele que não está mais sozinho e precisa aprender a trabalhar em rede.
Como já escrevi anteriormente, uma boa escola é aquela que valoriza o humano, que acredita no encontro e na troca entre pessoas e que propicia a realização do ser em toda sua complexidade.