Um Bom Professor

Um Bom Professor

professor-1440183_960_720

Quando se comemora o ” dia do Professor”, é preciso uma reflexão a respeito desta profissão.

Inicio recordando que meu pai foi professor. Minha mãe fora sua aluna. Da relação pedagógica surgiu uma relação afetiva! Ele não exerceu a docência durante muito tempo , mas sinto que daí nasceu alguma coisa que tem a ver comigo, que deu significado à minha escolha. Escolha ? Isso não aconteceu  ! Vocação ? Muito menos !

Tornei-me professora por circunstâncias relacionadas à necessidade financeira no período da ditadura militar no Rio de Janeiro. Gostava de escrever e queria ser jornalista. Isso não foi possível naquela época e busquei então a licenciatura e o bacharelado em História, disciplina que lecionei durante muitos anos até me aposentar no serviço público federal. Logo depois de ter concluído a graduação fiz o mestrado em Educação e a Psicopedagogia entrou e entranhou em minha vida. Nem por isso deixei de lecionar, passando a atuar em cursos de formação de psicopedagogos, no que me ocupo até hoje !

Introduzo desta maneira este post porque  precisava demonstrar meu comprometimento com o tema. De professora à  psicopedagoga e deste lugar para a docência. Tenho clareza de que, desde que me tornei psicopedagoga, passei a   intervir no processo educativo a fim de possibilitar mudanças. Hoje percebo que a História e a Psicopedagogia foram essenciais para o meu perfil profissional, como articuladora de conhecimentos entre as áreas distintas e como refletora de uma filosofia interdisciplinar que é própria da Psicopedagogia.

Não sou mais uma professora que fez Psicopedagogia e atua num consultório . Hoje sou uma psicopedagoga em qualquer lugar que esteja e, na sala de aula, sou a psicopedagoga que leciona. Essa mudança foi conseguida após muitos anos de vivência no meio educacional e na prática da terapia das dificuldades de aprendizagem. São 49 anos de magistério e 35 de consultório, relacionando-me com professores. Por isso, sinto-me à vontade para trazer aqui algumas ideias a respeito do que seja um bom boa professor :

o BOM PROFESSOR

 Estas características são as mais relevantes e penso que poderiam ser ampliadas em muitas vertentes. Cabe a cada docente identificá-las e traze-las à discussão, em seus comentários.

Um abraço carinhoso a todos que estão ou estiveram em sala de aula !

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>