A Educação Infantil deve ter por característica a informalidade em suas práticas e nas atividades oferecidas à criança. O jogo como metodologia atende ao princípio da informalidade e propicia o desenvolvimento de estruturas cognitivas fundamentais para o progresso dos pequenos.
Por isso, é importante que o professor e os pais se conscientizem da necessidade de usar o jogo como metodologia na Educação Infantil, seguindo a proposta piagetiana em relação à sua progressão: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras.
A escola deve propiciar situações nas quais o jogo seja utilizado:
- Oferecendo tempo e espaço e valorizando-o efetivamente;
- Respeitando seu caráter deformante ( em especial no jogo simbólico), sem exigir imitação ou submissão a modelos pré-estabelecidos;
- Possibilitando que a criança descubra, vivencie, modifique e recrie regras.
A apresentação em sequencia dos jogos de exercício, jogos simbólico e, por último, jogos de regras, deve ser entendida como referente a uma predominância. Numa determinada idade ( 3-4 anos ) o jogo simbólico predomina sobre o jogo de exercício, mas isso não significa que este seja abolido do currículo nesta fase. Ele constitui um recurso que deve estar à disposição da criança para quando for necessário. Neste caso, no desenvolvimento de automatismos. O mesmo se dá em relação ao jogo simbólico: o posterior predomínio do jogo de regras ( a partir de 5 anos) não implica em que ele não seja mais utilizado.
Além disso, numa mesma turma, podemos encontrar crianças que estejam passando por diferentes fases de desenvolvimento. Um aluno que não tenha escolaridade anterior e venha de um ambiente pobre em estimulação por exemplo, pode ter 5 anos e utilizar predominantemente os jogos de exercício por não ter desenvolvido ainda, plenamente, seus recursos simbólicos.
O professor deve saber escolher os jogos de acordo com as necessidades a serem desenvolvidas:
- Jogos de exercício para o desenvolvimento da motricidade e a busca de automatismos;
- Jogos simbólicos para o desenvolvimento da expressão oral e artística;
- Jogos de regras para o desenvolvimento das estruturas lógicas e infralógicas e conhecimento social.
Utilizando o jogo como metodologia na Educação Infantil, o professor tem a garantia de estar cumprindo com aquilo que é mais relevante neste nível de ensino: A informalidade e a busca pelo desenvolvimento integral do educando.