Educação Infantil: atividades para o desenvolvimento global da criança

Educação Infantil: atividades para o desenvolvimento global da criança

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Hoje em dia tem-se assistido a um desvirtuamento dos princípios da Educação Infantil, que deveria se caracterizar pela informalidade de suas ações e atividades e que passa a trabalhar conteúdos de alfabetização, antecipando demandas que causam mais prejuízo do que vantagens.

diagramaO desenvolvimento da criança, por intermédio do jogo, que deveria ser a metodologia utilizada na Educação Infantil, integra diferentes estruturas e aspectos da ação sobre o meio. Tal processo tem como expressão máxima duas estruturas básicas de organização do mundo: As estruturas lógicas e as estruturas infralógicas. As primeiras se referem à atividade de relacionar os objetos sob a forma de classes, relações e números, a partir de  semelhanças e diferenças. As segundas se referem à atividade de relacionar objetos dentro do espaço e do tempo. Ambas se constroem paralelamente  e , ao constituírem sistemas operatórios,  expressam a culminância do processo de desenvolvimento cognitivo da criança. Elas representam a síntese de um desenvolvimento global que, para efetivar-se, exigiu uma perfeita integração dos diversos aspectos adaptativos quer compõem o processo evolutivo da espécie humana.

São tais aspectos que precisam ser levados em conta na Educação Infantil, posto que nenhuma estrutura poderá desenvolver-se isolada e independente, já que sua natureza é a de atender ao processo global de adaptação ao meio.

Já sabemos, depois dos estudos de Piaget, que a cognição se constrói a  partir de ações. O indivíduo precisa dispor de todos os seus recursos sensório-motores em perfeita harmonia. Sendo assim, é preciso que o currículo da Educação Infantil comporte uma gama de atividades psicomotoras.psicmotricidade

Outro aspecto implícito no processo de desenvolvimento é o da expressão, que é fundamental para a construção da individualidade e para a própria organização psíquica. A possibilidade de expressão por meio da palavra e da arte, confere ao processo de desenvolvimento físico o seu complemento: è na medida em que pode ser comunicada que a vida interior se constrói. Numa programação específica para artes  na Educação Infantil a criança encontrará situações nas quais possa explorar e integrar seus recursos expressivos.

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Outro aspecto também decisivo para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil é o afetivo. No clima da sala de aula, na relação professor/aluno, na relação aluno/aluno se estabelece o verdadeiro motor de toda atividade infantil. Os recursos intelectuais não teriam sentido se não visassem atender a uma disposição afetiva. O crescer e o adaptar-se não seguem apenas direções intelectuais, mas são direções que um organismo integrado assume como resultado inevitável de sentir-se vivo.

Portanto, na Educação Infantil, o currículo deve primar por atividades cognitivas, psicomotoras, expressivas e afetivas, de maneira a que a criança integrando estruturas, possa alcançar um desenvolvimento global.

Antecipar demandas que são próprias do Ensino Fundamental é um erro, que será cobrado, sem dúvida, mais tarde.

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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