A Formação em Psicopedagogia

psicopedagogia

globalAtualmente, vivemos um momento em que o mundo apresenta tendências globalizantes que solicitam soluções criativas para muitas questões. A escola e as famílias têm procurado adequar-se a estas demandas, mas o impacto das novas tecnologias, das mudanças aceleradas, das imagens e da comunicação virtual acarreta uma série de dificuldades em muitas pessoas, em grande parte relacionadas com as necessidades de novas aprendizagens.

Pestalozzi, Claparéde, Montessori foram alguns dos pensadores que contribuíram para a difusão de conceitos e teorias a respeito do processo ensino-aprendizagem. Com o desenvolvimento da Psicologia, da Psicanálise e dos estudos psicogenéticos encetados por Piaget, a preocupação com estas questões aumentou consideravelmente, ensejando o surgimento de um novo campo de saber, a Psicopedagogia, cujo objeto de estudo é o processo de aprendizagem humano.

O conhecimento psicopedagógico é transdisciplinar, correspondendo aos modelos teóricos de síntese, característicos do momento histórico atual e pode ser valioso para todo e qualquer profissional que pretenda qualificar-se para atuar com seres humanos, principalmente nas áreas de Educação e Saúde. Torna-se indispensável neste momento, como ferramenta teórico-prática para a solução de problemas relacionados com dificuldades específicas de aprendizagem, repetência e evasão escolar, análise de currículos e preparação de mão de obra qualificada.

O mercado de trabalho, cada vez mais exigente, espera que os profissionais graduados pelas universidades possam contribuir para suas comunidades por meio de uma participação ativa e criativa. Entretanto, nem sempre isso é possível porque apenas a formação universitária não é suficiente para o desenvolvimento das habilidades que a prática profissional exige. Por isso, o sistema educativo comporta a Pós-Graduação no nível do lato-sensu, cujo objetivo é formar especialistas aptos a enfrentarem os desafios que a sociedade tem diante de si na atualidade.

A formação do psicopedagogo, no Brasil, é  realizada em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, que podem capacitar o profissional para atuar no âmbito institucional,no clínico logo_abppou em ambos. Os curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Psicopedagogia  seguem a  Resolução O1/2007 do CNE/ MEC e devem obedecer  as Diretrizes Básicas da Formação de Psicopedagogos no Brasil, emanadas da Abpp – Associação Brasileira de Psicopedagogia. http://www.abpp.com.br/documentos_referencias_diretrizes_formacao.html.

As propostas que visem a melhorar o desempenho e a formação de um profissional são bem vistas pela sociedade e garantem a empregabilidade e o empreendedorismo de uma geração. Porém, é preciso que o candidato a um curso de pós-graduação em Psicopedagogia tenha alguns cuidados ao realizar sua matrícula:

  • Reputação da instituição que oferece o curso; idoneidade, prestígio no meio acadêmico, experiência em Psicopedagogia, condições de certificação conforme a legislação vigente, número de alunos certificados, dentre outras coisas;
  • Associação entre seus objetivos pessoais e os objetivos do curso pretendido;
  • Número de vagas oferecidas. A formação profissional necessita de um contato estreito entre professor e aluno, de visitas técnicas, aulas práticas, o que fica prejudicado em turmas numerosas;
  • Tempo de duração do curso. Em uma sociedade baseada no conhecimento, os conteúdos necessitam de constante atualização e cursos longos podem formar profissionais com conhecimentos obsoletos;
  • Condições da coordenação. Muitas instituições oferecem cursos sem que haja um coordenador com formação e experiência em Psicopedagogia. A existência de um coordenador especialista em Psicopedagogia garante a coerência entre os conteúdos ministrados e os objetivos propostos e concorrem para a qualidade do projeto;
  • Corpo docente qualificado. Nem sempre os títulos de mestres e doutores garantem que os professores tenham a experiência necessária no mercado . Porém, não se pode negar que um corpo docente qualificado deve, necessariamente, conter professores com a titulação requerida pela legislação;
  • Horários compatíveis com suas necessidades e seu bolso. Cursos ministrados semanalmente tornam-se mais cansativos e onerosos para aqueles que já estão trabalhando ou que precisam se deslocar para cidades vizinhas a fim de cursarem a pós-graduação;
  • Condições ambientais. Espaço físico, mobiliário confortável, ventilação, recursos bibliográficos, laboratórios, coffee break, são importantes como diferenciais para os cursos oferecidos de forma intensiva, em finais de semana, por exemplo;
  • EAD. Os recursos da educação à distância, quando bem utilizados, garantem ao aluno menos tempo dispendido em sala de aula e trocas constantes com os professores e colegas.

O melhor, portanto, é pesquisar cada opção antes de se decidir a fazer sua matrícula e analisar a relação custo X benefício que cada curso oferece lembrando que, muitas vezes, o barato sai caro pois qualidade e preço baixo não são combinação fácil de ser encontrada. Há casos de cursos que pretendem formar especialistas com aulas gravadas em vídeo, acompanhadas por um tutor sem domínio do conteúdo veiculado. É claro que sem despesas com docentes, a mensalidade pode ficar bem acessível, mas…  a que preço ?

A pós-graduação em Psicopedagogia pode ser uma chave que vai abrir portas para o aluno, ou apenas mais um curso que não lhe chaveacrescenta nada. O cuidado na decisão  importa muito para que o sucesso bata à porta de qualquer profissional !

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>