Educação Emocional em Casa e na Escola: como trabalhar com crianças e jovens ?

Educação Emocional em Casa e na Escola: como trabalhar com crianças e jovens ?

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Muitos problemas de relacionamento que surgem na família e na escola são fruto do baixo desenvolvimento da inteligência emocional.

 Daniel GolemanInteligência Emocional é um conceito criado por  Daniel Goleman a partir das ideias de Gardner, que definiu sete tipos de inteligência, incluindo a inter-pessoal e a intra-pessoal:

Inteligência interpessoal é aquela que utilizamos  quando estamos em grupo, no relacionamento com outras pessoas. Ela permite que nos coloquemos em sintonia com o outro, facilitando a comunicação e propiciando encontros dialógicos e amorosos pela troca de Feedbacks.

Inteligência Intrapessoal é relacionada ao auto-conhecimento, à capacidade humana de refletir sobre seus próprios atos, analisando os erros e acertos cometidos, fazendo planos para mudanças necessárias.

A inteligência emocional, segundo Goleman, é a união destes tipos de inteligências acima descritos. A pessoa que tem boa inteligência emocional é capaz de ter empatia, ou seja, de se colocar no lugar do outro, analisando sua perspectiva e compreendendo-a. Sendo assim, crianças muito pequenas ainda não possuem inteligência emocional, pois Piaget advertiu que somente no período operatório de pensamento, por volta de 7 anos de idade, já teriam esta capacidade. Porém, mesmo assim, podem ser estimuladas a compreenderem que as pessoas têm sentimentos, assim como elas os têm e serem estimuladas e identificá-los por meio de jogos  ou atividades artísticas e de expressão escrita, como nos exemplos abaixo:

faciesinteligência emocional 2

inteligência emocional

Fonte: pinterest

No período de férias de verão como este que estamos vivendo em 2016, com muita chuva e as crianças e jovens  com poucas opções de atividades ao ar livre, nas quais dispendem mais energia, é comum que as birras, brigas entre irmãos, reatividade de adolescentes se acentuem. O que fazer ? Estimular a  nossa inteligência emocional , como adultos, buscando  agir de maneira integrada entre a sensibilidade e a racionalidade.

Como ajudar crianças e jovens a gerir suas emoções:

  • Auxiliando-os a identificar e a nomear  a emoção que estão sentindo;
  • Ajudando-os a compreender o que está acontecendo e a conhecer as razões que causam as emoções;
  • Permitindo que expressem suas emoções e a usem-nas de maneira positiva;
  • Acompanhando-os na busca de alternativas para seus conflitos, quando ainda não são capazes de reolvê-los sozinhos;
  • Dar-lhes muito amor, compreensão e empatia com suas emoções.

Por fim, é preciso lembrar que as emoções e os sentimentos são aspectos da personalidade humana que devem ser explorados e analisados e não bloqueados. Existem emoções autênticas, como a alegria, a raiva, o medo, a tristeza e o amor. Porém, quando a criança e o jovem não podem expressá-las convenientemente, a alegria pode se transformar em euforia, a raiva em fúria, o medo em pânico, a tristeza em depressão e o amor em mágoa. Estar atento a estes aspectos é também educar e isso precisa ser feito tanto pelos familiares como pelos professores.

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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