12 de Novembro, Dia do Psicopedagogo

12 de Novembro, Dia do Psicopedagogo

book-reading-girl-982623_640

Neste 12 de novembro, ” Dia do Psicopedagogo”, vamos refletir sobre seu papel na escola e na sociedade  ?

 

           O trabalhador de século XXI é um “aprendente”. Experiência e conhecimento acumulado, se distanciados de atualização constante, não significam nada.

           A fim de poder lidar com as profundas transformações que ocorrem na sociedade, onde há trabalho, mas falta emprego, o profissional deve possuir capacidade de liderança e empreendedorismo para fazer frente às novas necessidades com as quais se depara. Deve também ser criativo e inovador, para poder ter respostas novas para problemas antigos, lembrando que criar é descobrir o novo no conhecido. Deve ter humildade para compartilhar informações e conhecimentos, para trabalhar em “time”, abandonando corporativismos. Deve ter consciência de seus compromissos sociais e uma ética pautada na solidariedade.

Tais características não são fáceis de serem alcançadas. Necessitam de empenho e dedicação contínuas.

A Psicopedagogia tem um papel a desempenhar neste momento , pois pode velar, cuidar, organizar as relações comunicativas, abrindo espaços de autoria nos quais cada elemento da comunidade escolar possa ser e fazer-se.

A função do psicopedagogo, em nossa perspectiva, é a de ser “suporte”, ou seja, um mediador de informações, aquele que indica caminhos possíveis para serem trilhados pelo sujeito, sem imposições de qualquer natureza. Seu trabalho é pautado na crença da capacidade humana de aprender e renovar-se continuamente, desadaptando-se a cada mudança que ocorre no ambiente. Por isso, acredita sempre no homem, tem fé no humano e não desanima diante de qualquer dificuldade, pois sabe que todos os seres são dotados da possibilidade de transformar vida em existência, informação em conhecimento, e todos têm um saber a ser explorado em benefício da sociedade.

Nas relações entre escola e sociedade, o psicopedagogo é o profissional que articula instâncias reguladoras entre os diversos âmbitos da realidade educacional, pois como especialista em aprendizagem humana, detém conhecimentos fundamentais para o momento em que vivemos. Por isso, sua atuação profissional já foi legitimada socialmente, com a demanda por seu trabalho, inclusão em planos de cargos e salários municipais, concursos públicos para provimento destes cargos , além de uma produção científica e um Código de Ética emanados da ABPp- Associação Brasileira de Psicopedagogia .  Neste Dia do Psicopedagogo muito temos a comemorar . Parabéns a todos aqueles que, como eu, abraçam esta profissão!

 

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>