O Diagnóstico da Criança em Fase de Alfabetização

O Diagnóstico da Criança em Fase de Alfabetização

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A primeira pergunta que alguém precisa se fazer quando vai alfabetizar é esta: quem são estas crianças?

alfabetização 2É preciso conhecê-las antes de dar início ao trabalho de alfabetização propriamente dito, sob pena de cometer enganos que podem ser irremediáveis. É necessário ainda que se adquira a consciência de que todo falante nativo é um usuário competente deste idioma, por isso ele “sabe” essa língua. Entre os 3 e 4 anos de idade uma criança já domina integralmente a gramática de sua língua. Sendo assim, é importante que o olhar dirigido para o alfabetizando resgate sua potencialidade e que o professor se comprometa com seu trabalho a partir de uma visão diagnóstica, preventiva de dificuldades de aprendizagem futuras.

A ação diagnóstica pode e deve ser realizada pelo professor no contexto de sua atuação docente. Apenas nos casos de problemática maior há necessidade do concurso de um profissional de outras áreas, tais como a Fonoaudiologia, a Psicologia ou a Psicopedagogia.

Tal ação deve possibilitar:

  1. A definição das capacidades linguísticas que as crianças devem desenvolver gradualmente no ciclo inicial de alfabetização e daquilo que cada criança deve ser capaz de realizar a cada período desse ciclo;
  2. Uma visualização mais clara dos objetivos do trabalho docente em sala de aula e das metas que deve procurar atingir;
  3. Definir o que as crianças precisam aprender e estabelecer o que deve ser ensinado.

Como todo diagnóstico é sempre um processo investigativo, o professor deve inicialmente coletar dados que possam subsidiar suas hipóteses. Para isso precisa estar atento às crianças a fim de observar os seguintes aspectos:

  • Desenvolvimento físico;             alfabetização 3
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento emocional;
  • Tendência à distração;
  • Nível de letramento;
  • Nível de consciência fonológica.

 

Tais aspectos são fundamentais para para que o processo de alfabetização tenha sucesso. Caso o professor considere que haja necessidade de um diagnostico mais aprofundado, o psicopedagogo deve ser o profissional indicado para realizá-lo.

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Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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