Como trabalhar noções algébricas brincando

Como trabalhar noções algébricas brincando

w0057e-01

O jogo  Dados  de Somas e Restos é constituído por  dez dados que têm, em cada face, um algarismo precedido por um sinal positivo ou negativo e uma operação, de modo que se apresentam somas e restos a medida em que são  jogados. Tem por objetivo desenvolver a capacidade de trabalhar com estruturas algébricas, exercitando  habilidades  com os sinais positivos e negativos  e suas propriedades, ampliando a capacidade de resolver expressões numéricas.

Podem participar de duas a cinco pessoas, cada um com dois dados. O jogo se inicia pelo jogador que conseguir o algarismo maior na primeira jogada . Cada participante  atira dois dados e deve dizer ao grupo o resultado da operação de soma ou subtração algébrica resultante. A cada acerto, marca um ponto. Ganha o jogo aquele que acumular mais pontos ao final de X rodadas ou depois de X tempo.

Exemplo: Um jogador joga seus dois dados e saem +5 +7 =12 ou +7 – 5 = 2 ou -3 -5 = – 8

Para confeccionar o jogo, basta usar papel cartão e seguir o molde ou adesivar dados já existentes. Mãos à obra !

dado

 

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

6 Comments

  1. RUBENS D. DE SOUZA disse:

    BOM DIA A TODOS!

    MUITO BOM!

    ABRAÇO!

  2. Elizabeth Machado disse:

    Gostei! Jogo simples, econômico e desafiador! Grande abraço!

  3. Dagmar disse:

    Oi, Júlia!

    Estes textos são muito esclarecedores. Obrigada por disseminar seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>