Ambiente: Meio ou Todo ?

Ambiente: Meio ou Todo ?

Korea-Seoul-Cheonggyecheon-2008-01

Em 03 de junho se comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental e no dia 05 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Todos sabemos que datas comemorativas são apenas formas  que a sociedade criou para pensarmos naquilo que é preciso pensar. Em relação ao ambiente no qual vivemos, estas duas datas são cada vez mais relevantes.

Nosso ambiente é  o todo que nos cerca, seja de forma natural ou cultural.  Michel Sérres, filósofo francês contemporâneo, traz à nossa mente esta constatação e escreve sobre a forma como a humanidade privilegiou e pactuou  a respeito de temas fundamentais para sua sobrevivência. Ele  lembra que Rousseau, ao preconizar um  “Contrato Social”, no século XVIII, falava da necessidade de os homens firmarem um acordo para a sobrevivência das instituições sociais fruto dos movimentos democráticos que derrubaram o antigo regime na Europa, dentre as quais estava a escola, sem a qual o progresso humano não se daria em virtude da necessidade de o conhecimento ser compartilhado pela burguesia, classe social que seria a propulsora do modo de produção capitalista, que se apresentava  como a solução para o progresso no ocidente.

No século XX   tivemos que firmar um acordo  que garantisse a sobrevivência ambiental, visto MICHEL-SERRESque estamos fadados ao desaparecimento, caso este pacto não aconteça.  Calloni diz que “para Michel Serres, o planeta Terra vive um momento de profunda agonia. Palco de guerras intermináveis entre os homens, esse substrato natural da origem e sobrevivência das espécies padece ante as incontáveis formas de agressões resultantes não somente entre grupos ou nações rivais, mas ante a violência humana nas formas derivadas de um processo produtivo abusivo, parasitário e mortal“. CALLONI (2003 )

Para conhecer um pouco a respeito de Michel Sérres assista ao vídeo de entrevista  gravada com ele em http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/386/entre

Mais uma vez a escola aparece como a instituição que tem uma contribuição relevante , na medida em que somente por meio da Educação Ambiental, compreendida de forma ampla, abrangendo todos os aspectos da vida humana e não apenas aqueles relacionados com a natureza, a humanidade poderá superar o estágio em que se encontra, no qual riqueza e barbárie ainda teimam em conviver lado a lado.

Educação ambiental na escola é tema transversal: Deveria atravessar as disciplinas do currículo diariamente, em todos os dias letivos, sendo trabalhada por todos os docentes como forma de despertar a consciência dos estudantes não apenas em relação à necessidade de economia de água e energia, mas em relação à promoção da paz, da inclusão social, da gestão das diferenças. Assim, a escola seria uma das primeiras signatárias do Contrato Natural e estaria na vanguarda das demais instituições sociais . É o que desejamos, é o que esperamos , com a utopia que enche nosso coração de esperança!

Referências:

CALLONI, H. Contribuições ao Estudo de Michel Serres.  Revista Ambiente e Educação, Rio Grande, 8: 143-155, 2003. Disponível em  http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/download/903/361. Acesso em 05/06/2015.

SÉRRES, Michel. O Contrato Natural. Trad. Serafim Ferreira. Lisboa: Instituto Piaget, s/d

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

4 Comments

  1. RUBENS D. DE SOUZA disse:

    OLA COMO VAI?

    QUE TAL RESGATAR COISA SIMPLES COMO!

    AS ESCOLAS VOLTAR TER UM JARDIM BEM BONITO.

    EM CASA TERMOS PELO MENOS 01 VASO DE PLANTA POR PESSOA E CUIDAR!

    SERVIRIA PARA REFLETIRMOS!

    ABRAÇO A TODOS!

  2. Amei tudo isto. Fico feliz Júlia por ter encontrado meu email e publicar estas materias. Sou apaixonada com tudo isto. Acho que sou artista sim, porque vou onde muitos acham que não devo ir. E este carinho com que somos recebidos é que transborda a alma. Compartilho a idéia do jardim e da horta. Estou organizando no meu quintal e espero contamina outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>