Indisciplina Escolar: O Que Fazer, em 4 Pontos.

Indisciplina Escolar: O Que Fazer, em 4 Pontos.

indisciplina

No último domingo um programa de variedades da TV abordou um dos problemas mais apontados  como problemático para os professores: A indisciplina.

Indisciplina é um dos problemas com os quais a escola se depara e para o qual busca solução há muito tempo. Este  tema é muito controverso porque cada época, cada cultura, tem um conceito diferente a respeito deste assunto. Inicio, pois, tentando explicar o que entendo por disciplina: “a possibilidade que o ser humano tem de escolher uma norma a seguir, no curso de suas ações interpessoais”

file000527564214Nas escolas, com relação à disciplina, geralmente não há muito problema no nível da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental; parece-me que as dificuldades em relação às normas e regras a serem seguidas começam a surgir nas últimas séries, aumentando gradativamente no ensino médio.  Fico pensando no porquê de tal situação. Vocês já se fizeram esta pergunta?

A meu ver, a resposta é clara: na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental a criança vive a moral heterônoma. Ela acredita que quem sabe o que é certo e errado são os mais velhos e não ela própria. A moral heterônoma é uma moral de obediência. Ela obedece, porque não é capaz de duvidar que o outro possa não ter razão. Ela obedece porque fica presa neste único ponto de vista e não é capaz de articular outro. Desta forma, não há indisciplina, há respeito às regras. Porém, a obediência não é fruto de uma decisão e o respeito às regras passa pelo medo da sanção que pode advir do adulto ou da instituição e não por uma compreensão racional ou por uma introjeção da moral cultural.

Nas últimaalunoss séries do ensino fundamental e no ensino médio a criança e o adolescente começam a descobrir que os adultos nem sempre têm razão. Começam a construir uma moral individual e a questionar as regras estabelecidas. A escola e os professores geralmente ficam perplexos e perdidos.

 

 

 

Como deve o professor  agir neste caso ?

  1. Aplicando sanções por reciprocidade, isto é, estabelecendo  relação direta entre a falta cometida e a penalidade sofrida. Penalidades que não têm relação com a falta cometida, perdem o sentido;
  2. Mantendo a calma: Ficar irritado, gritar e castigar os que não se comportam de acordo com as regras – atitudes autoritárias e retrógradas – não adianta nada. Quando se tenta impor disciplina, a submissão e a revolta aparecem;
  3. Conquistando os alunos pela autoridade e não pelo autoritarismo. Autoridade é adquirida pela admiração, pelo respeito e não pela força;
  4. Estabelecendo regras e divulgando-as entre os alunos, assim como as sanções para suas infrações.

Tais atitudes são facilitadoras para que os alunos exerçam sua autonomia  escolhendo cumprir ou não as regras estabelecidas pelo professor, desenvolvendo o senso de responsabilidade que é  fruto de um consenso que fundou e mantém a sociedade em permanente evolução.

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

4 Comments

  1. Rubens D. Souza disse:

    boa tarde Dra, Julia

    tenho 03 filhos
    1 esta 3° ano Mecatrônica CEFET

    1 esta 4° primário somente consegue escrever o 1° nome

    1 esta 3° primário não consegue escrever nem 1° nome

    esta suas publicação esta nos ajudando.
    muito obrigado

    • Caro Rubens,

      Fico feliz por saber que tenho lhe ajudado e triste em verificar a situação em relação à alfabetização de suas filhas pequenas. Infelizmente no Brasil estamos criando uma geração de analfabetos escolarizados.
      Um abraço,
      Júlia

  2. Joaquim disse:

    A experiência e a vontade devem estar sempre bem próximos.

    • Sem dúvida, Joaquim.Porém, nem sempre isso acontece. A vontade é mais importante,ao meu ver, do que a experiência, pois pessoas inexperientes,mas com vontade de fazer e de acertar remover montanhas.
      Um abraço,
      Júlia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>