Educação Ambiental: Atividade na Escola

Educação Ambiental: Atividade na Escola

imagem-destacada


No último domingo, dia 22, comemoramos   o Dia Mundial da Água, o que nos leva a refletir a respeito da inserção da Educação Ambiental na Escola.

A Educação Ambiental é um conhecimento transversal ao currículo que não pode ser encarado como  “brincadeira” com crianças ou  realização de eventos em datas comemorativas. Na verdade, as chamadas brincadeiras e os eventos são parte de um processo de construção de conhecimento que tem o objetivo de conscientizar e promover  mudança de atitude.

Hoje a Educação Ambiental ainda  é trabalhada de forma linear, passando de um objetivo a outro  ou com eventos temporais e campanhas pontuais. Entretanto,   o trabalho com tais conteúdos deve ser feito de forma  cíclica, pois a ação de mudança em prol do meio ambiente não é um processo rápido e, por isso, deve ser contínuo.

Pensando na dificuldade que é encontrar a maneira certa de trabalhar este tema, seguem algumas dicas para os professores:

gota

  1. A abordagem da Educação Ambiental deve sempre levar em consideração os fatores econômicos, sociais e culturais;
  2. A Educação Ambiental tem que se desenvolver dentro da própria escola. Não adianta as determinações das leis ou normas específicas, se o professor não estiver consciente ou com suficiente preparação para o papel de educador que lhe cabe desempenhar;
  3. Para que haja uma transformação é necessário a mudança de paradigma, o pensamento didático pedagógico do professor agindo como agente facilitador do processo, articulando as disciplinas;
  4. Um bom educador precisa utilizar estratégias de ensino para a prática de Educação Ambiental que estimulem o aluno a preservar o meio ambiente, além de promover a integração entre a escola e a comunidade, objetivando a proteção ambiental em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

Dica de Atividade:

Prepare com seus alunos um cartaz com imagens que retratem a situação em que se encontra o país em relação à água: enchentes em algumas regiões e seca em outras.  Depois, monte uma tabela de uma entrada ou de dupla entrada, conforme as crianças sejam mais novas ou mais velhas, respectivamente. Na tabela, relacione os aspectos econômicos, sociais e culturais envolvidos na problemática da água em sua região. Veja os exemplos abaixo:

Tabela de uma entrada: Para crianças em torno de 6 a 7 anos de idade.

ÁGUA DA CHUVA

ÁGUA DOS RIOS

ÁGUA DO MAR

 água  água do rio  água do mar

 Tabela de dupla entrada: Para crianças a partir de 8 anos de idade.

ÁGUA ÁGUA DA CHUVA ÁGUA DOS RIOS ÁGUA DO MAR
 IMAGENS  água  água do rio  água do mar
FATORES ECONÔMICOS
FATORES SOCIAIS
 FATORES CULTURAIS  

Esperamos que as sugestões sejam aproveitadas nas salas de aula e possam contribuir para a conscientização da comunidade escolar em relação a este bem tão precioso para a vida humana: A água!

Roberta de Almeida Gonçalves, gestora ambiental

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

5 Comments

  1. RUBENS D. DE SOUZA disse:

    TUDO BEM!
    E UM ASUNTO DEVEMOS REFLETIR!!
    MUDAR PARA NAO FALTAR.

  2. Filomena Alacoque Freire Ferreira disse:

    Gosto muito de tudo que você publica. Tem me ajudado em meu trabalho. Tenho falado de você na minha escola.

  3. Rokelly Carvalhais Silva disse:

    Admiro sua generosidade em compartilhar seu conhecimento,suas descobertas, experiências e atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>