Dinâmicas para os Primeiros Dias de Aula

Dinâmicas para os Primeiros Dias de Aula

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[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]No início das aulas é importante que o professor promova a integração dos alunos, como forma de facilitar a adaptação ao ambiente escolar e estimular a cooperação entre eles.

Para isso, é preciso que utilize  dinâmicas de grupo que tenham estes objetivos, sejam de fácil aplicação e possibilitem às crianças a descontração que o retorno às aulas requer, depois das férias prolongadas de verão.

Este período de adaptação é relevante para que os alunos se sintam à vontade não somente entre si, mas com seu professor também. Lembremos que a relação pedagógica é baseada nos vínculos estabelecidos entre professor e aluno. Desta vinculação podemos ter sucesso ou fracasso na aprendizagem.

Por isso, sugerimos algumas ideias, que podem ser adaptadas à realidade de cada sala de aula, de acordo com a criatividade dos docentes e a necessidade de seus alunos.

Você pode fazer o download do arquivo das Dinâmicas de Grupo para o Início das Aulas, ou visualizar o conteúdo abaixo:[/vc_column_text][vc_separator color=”blue” style=”dotted”][vc_column_text]

DINÂMICAS DE APRESENTAÇÃO

As crianças que chegam ao colégio podem não se conhecer. Sempre há colegas novos no início do ano. É bom fazer dinâmicas divertidas para que vençam a timidez dos primeiros dias e aprendam como se chamam os companheiros de classe.

Me Chamo … e gosto de…

O professor inicia apresentando-se, dizendo seu nome e algo de que goste. Por exemplo: “ ―Me chamo Júlia e gosto de tocar teclado.”

Depois, cada aluno deverá repetir esta mesma fórmula. Por exemplo: “ ―Me chamo Gustavo e gosto de jogar futebol.”

Quando todos terminarem de se apresentar, o professor deve perguntar se eles se recordam dos nomes de algum colega da classe e do que gostam

Digo meu nome:

O jogo é organizado seguindo a ordem alfabética. Como no anterior, quem inicia a apresentação é o professor, que se põe de pé no meio da classe e diz: “―Eu me chamo Júlia“ e acompanha sua apresentação com um gesto divertido, como um salto, um movimento de braços, um rebolado etc…

Em continuação, as crianças vão se apresentando da mesma maneira que o professor havia feito, no centro da sala, em pé. Por exemplo: “―Sou Roberta…” e volta ao seu lugar voando. “―Sou Maria Fernanda…” e volta ao seu lugar numa perna só.

Ao final o professor pode fazer como no jogo anterior, comprovando com os alunos os nomes dos colegas que aprenderam.

Saudação

As crianças devem estar sentadas em roda, no chão. O professor indica quem vai começar o jogo. Este aluno dirá seu nome e tocará com a mão direita a cabeça do colega que está à sua direita. O seguinte fará o mesmo e assim sucessivamente, até que todos tenham realizado o jogo. Depois, faz-se o mesmo, ao contrário: o aluno indicado pelo professor toca a cabeça do colega à sua esquerda com sua mão esquerda. Neste jogo, além da apresentação, há o trabalho com a lateralidade.

Saudação com partes do corpo

O professor dispõe os alunos em pé, no meio da classe ou na área externa da escola. Combina com as crianças que vai colocar uma música e quando esta começar eles devem se deslocar no espaço e cumprimentar os colegas dizendo Olá ………………. (Nome do colega). Todos devem cumprimentar a todos. Depois, o combinado muda: agora, vão se cumprimentar com as partes do corpo. Por exemplo, ao som da música, um gesto com a cabeça,  um cumprimento com as mãos,  com os pés etc.

Importante, neste jogo, é que a música não seja muito agitada nem muito alta e que o professor seja o coordenador das ações, definindo a cada vez que parte do corpo será usada na saudação ao colega.

DINÂMICAS DE RACIOCÍNIO

Que animal eu tenho?

O professor forma pares com os alunos da turma. Prende nas costas de um dos membros do par a figura de um animal. A criança não sabe que figura possui e precisa adivinhar fazendo perguntas ao companheiro.  Por exemplo: ―Tem quatro patas? ―Mama quando é pequeno? ―Vive na agua? ―Tem tromba? Neste jogo é trabalhado o raciocínio dedutivo, pois a criança descobre o animal que tem preso às costas pelas respostas que seu par lhe fornece.

Quem é?

O objetivo deste jogo é desenvolver a expressão oral por meio da descrição, exercitando a atenção. Trata-se se descobrir pela dedução quem é o colega desconhecido, por meio da descrição que outro faz dele.

O jogo começa com o professor indicando um aluno para fazer a descrição. Por exemplo: É magro, respeita as normas da classe, desenha muito bem, é alegre etc. O aluno que adivinhar primeiramente, continua o jogo descrevendo outro colega.

DINÂMICAS  DE MEMÓRIA

Bom dia ou Boa tarde

O professor coloca os alunos em roda, de costas para o centro.  Combina que vai tocar de leve no ombro de um deles, que deve dizer em voz alta: “―Bom dia “, se for pela manhã  ou “―Boa tarde”, se for à tarde. Os colegas devem dizer quem foi o colega que falou, identificando-o por sua voz.

Esta dinâmica só deve ser realizada quando os alunos já tiverem realizado as dinâmicas de saudação sugeridas aqui.

Trocando de lugar

A dinâmica se inicia com o professor dividindo a turma em pares e posicionado uma criança em frente à outra. Explica que ao som de suas palmas eles devem virar de costas uma para a outra e mudarem alguma coisa em sua aparência. Por exemplo: o penteado, os pés de sapato ( direita e esquerdo ),  um brinco, uma pulseira de um braço para outro, a posição da calça ou da sais etc.

Depois de novo sinal de palmas, os pares voltam à posição inicial e cada um deve dizer o que foi modificado na aparência do colega.[/vc_column_text][vc_separator color=”blue” style=”dotted”][vc_column_text]Esperamos que sejam úteis em sua  classe e, se aplicadas, as dinâmicas de grupo possam contribuir para o êxito de seu trabalho neste ano letivo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

7 Comments

  1. Dolores disse:

    Muito legal, Júlia! Certamente, irei utilizar algumas ideias com minha turma! Abraços

  2. Oi Ana Claudia,

    Muito obrigada pelo incentivo. O melhor deste espaço é o compartilhamento de conhecimentos.
    Um abraço,
    Júlia

  3. Rosângela Maria Couto disse:

    Boa tarde,Júlia! Excelentes dinâmicas que também devem ser adaptadas a todos os anos. Ontem, na porta de uma das escolas de Varginha, uma garota de 15 anos, repetente, disse me que estava ” odiando” a escola porque, na primeira aula, o professor não quis nem saber os nomes dos alunos porque os” conhecia de vista” e encheu a lousa de exercícios! Lamentável!

    • Oi Rosângela,

      Infelizmente isso ainda acontece! Eu me lembro de que, quando ingressei no magistério público, no Rio de Janeiro, no primeiro dia de aula um dos alunos me perguntou se eu era psicóloga porque havia sido a primeira professora a entrar na classe e olhar para a turma. Os demais professores viravam de costas e começavam a escrever no quadro. Lamentável !

      Um abraço,

      Júlia

  4. franciscamaia disse:

    Boa tarde júlia , gosto muito de suas postagens , com certeza elas enriquecem momentos que muitos nem dão conta que existe …um abração. Fca Maia.

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