Neste mundo cada vez mais globalizado e poliglota, uma das dúvidas mais frequentes dos pais é reconhecer a melhor idade para matricular seus filhos numa escola de línguas.
A Psicopedagogia nos ensina que o ser humano está pronto para aprender desde o nascimento. Isso explica porque crianças criadas em ambientes bilíngues aprendem facilmente duas línguas, o que ocorre com mais facilidade quando cada genitor utiliza sua língua materna ao se dirigir ao bebê.
Quando os pais desejam que a criança aprenda uma segunda língua é importante que considerem que o ensino deve ser pautado em atividades lúdicas e sem cobranças, principalmente se isso acontece no período da Educação Infantil, antes dos 6 anos de idade.
Hoje em dia, além das escolas de idiomas, os pais têm ao seu dispor recursos tecnológicos como jogos on line e aplicativos para tablets e celulares. Tais recursos podem servir para iniciar a criança no estudo de uma língua estrangeira de maneira prazerosa.
O Duolingo https://www.duolingo.com/$from_email=welcome_logo é um exemplo de aplicativo gratuito para celular que pode ser usado com esta finalidade e se encontra disponível para IOS, Android e Windows Phone. Foi considerado pelo Wall Street Journal o melhor aplicativo gratuito para se aprender idiomas. Em 2015 inaugurou uma plataforma exclusiva para professores que permite o acompanhamento da aprendizagem de seus alunos. Veja em https://schools.duolingo.com/ A estratégia é a de expor o sujeito à língua estrangeira por meio de frases e expressões verbais que são repetidas e acompanhadas de tarefas escritas a serem resolvidas imediatamente após o áudio. Isso leva à memorização da língua oral e escrita. Conforme o aluno vai acertando as tarefas, recebe estímulos em forma de imagens e vai passando de fase, como num jogo. É um excelente exemplo de gamificação do processo ensino/ aprendizagem!
Dicas sobre Ensino de Línguas:
- É importante aguardar que a criança se expresse bem, compondo frases e demonstrando um bom vocabulário na língua nativa para que possa se beneficiar do ensino formal de um segundo idioma;
- Até os sete anos de idade as crianças são capazes de adquirir uma segunda língua com extrema facilidade;
- A aprendizagem de uma segunda língua na educação infantil deve possibilitar o desenvolvimento de habilidades sociais e da linguagem oral, mesmo que nesse período a criança não faça uso da escrita;
- Entre seis e dez anos a criança passa a reter melhor o aprendizado de uma segunda língua, quando já se encontra com a alfabetização na língua materna consolidada;
- A retenção do que for ensinado depende muito da continuidade da exposição da criança à segunda língua. Quanto maior ela for, mais condições de aprendizagem existem;
- Caso os pais falem a língua que a criança esteja aprendendo, podem programar atividades em comum. Por exemplo, assistir a um filme no idioma que está sendo estudado, ir a um restaurante que tenha o cardápio nessa mesma língua ou colocar em prática uma receita culinária traduzindo os ingredientes para o filho;
- Demonstrar interesse pelo aprendizado do filho é fundamental. Os pais devem sempre valorizar o uso que a criança faz do conhecimento adquirido e chamar a atenção para situações em que a língua estiver presente, mas sem cobranças e estimulações excessivas, que podem levar o filho a perder o interesse e a perceber o novo idioma como algo enfadonho e obrigatório.
Cabe lembrar , para terminar este post, que estudar uma segunda língua, hoje em dia, é uma vantagem e quanto mais cedo esta aprendizagem acontecer e mais exposta à criança estiver ao universo falante, melhor ela se expressará e mais chances terá em sua vida escolar e social.
1 Comment
Oi driana,
Estamos aqui para isso !
Acompanhe nossas publicações, que iremos atendendo ao nosso público em razão de seus interesses.
Um abraço,
Júlia