7 Dicas sobre Aprendizagem de Língua Estrangeira para Pais e Professores

7 Dicas sobre Aprendizagem de Língua Estrangeira para Pais e Professores

idiomas

Neste mundo cada vez mais globalizado e poliglota, uma das dúvidas mais frequentes dos pais é  reconhecer a melhor idade para matricular seus filhos numa escola de línguas.

A Psicopedagogia nos ensina que o ser humano está pronto para aprender desde o nascimento. Isso explica porque crianças criadas em ambientes bilíngues aprendem facilmente duas línguas, o que ocorre com mais facilidade quando  cada genitor  utiliza sua língua materna ao se dirigir ao bebê.

Quando os pais desejam que a criança aprenda uma segunda língua é importante que considerem que o ensino deve ser pautado em atividades  lúdicas e sem cobranças, principalmente se isso acontece  no período da Educação Infantil, antes dos 6 anos de idade.

Hoje em dia, além das escolas de idiomas, os pais têm ao seu dispor recursos tecnológicos como jogos on line e aplicativos para tablets e celulares. Tais recursos podem servir para iniciar a criança no estudo de uma língua estrangeira de maneira prazerosa.

duolingoO Duolingo https://www.duolingo.com/$from_email=welcome_logo  é um exemplo de aplicativo gratuito para celular que pode ser usado com esta finalidade  e se encontra disponível para  IOS, Android e Windows Phone. Foi considerado pelo Wall Street Journal  o melhor aplicativo gratuito para se aprender idiomas. Em 2015 inaugurou uma plataforma exclusiva para  professores que permite o acompanhamento da aprendizagem de seus alunos. Veja em https://schools.duolingo.com/ A estratégia é a de expor o sujeito à língua estrangeira por meio de frases e expressões  verbais que são repetidas e acompanhadas de tarefas escritas a serem resolvidas imediatamente após o áudio. Isso leva à memorização da língua oral e escrita. Conforme o aluno vai acertando as tarefas, recebe estímulos em forma de imagens e vai passando de fase, como num jogo. É um excelente exemplo de gamificação do processo ensino/ aprendizagem!

Dicas sobre  Ensino de Línguas:

  1. É importante aguardar que a criança se expresse bem, compondo frases e demonstrando um bom vocabulário na língua nativa para que possa se beneficiar do ensino formal de um segundo idioma;
  2. Até os sete anos de idade as crianças são capazes de adquirir uma segunda língua com extrema facilidade;
  3. A aprendizagem de uma segunda língua na educação infantil deve  possibilitar o desenvolvimento de                habilidades sociais e da linguagem oral, mesmo que nesse período a criança não faça uso da escrita;
  4. Entre seis e dez anos a criança passa a reter melhor o aprendizado de uma segunda língua, quando já se encontra com a alfabetização na língua materna consolidada;
  5. A retenção do que for ensinado depende muito da continuidade da exposição da criança à segunda língua. Quanto maior ela for, mais condições de aprendizagem existem;
  6. Caso os pais falem a língua que a criança esteja aprendendo, podem programar atividades em comum. Por exemplo, assistir a um filme no idioma que está sendo estudado, ir a um restaurante que tenha o cardápio nessa mesma língua ou colocar em prática uma receita culinária traduzindo os ingredientes para o filho;
  7. Demonstrar interesse pelo aprendizado do filho é fundamental. Os pais devem sempre valorizar o uso que a criança faz do conhecimento adquirido e chamar a atenção para situações em que a língua estiver presente, mas sem cobranças e estimulações excessivas, que podem levar o filho a perder o interesse e a perceber o novo idioma como algo enfadonho e obrigatório.

Cabe lembrar , para terminar este post, que estudar uma segunda língua, hoje em dia, é uma vantagem  e quanto mais cedo esta aprendizagem acontecer e  mais exposta à criança estiver ao universo falante, melhor ela se expressará e mais chances terá em sua vida escolar e social.

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

1 Comment

  1. Oi driana,

    Estamos aqui para isso !
    Acompanhe nossas publicações, que iremos atendendo ao nosso público em razão de seus interesses.

    Um abraço,

    Júlia

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