Fichário Evocativo: Material para as Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e Escrita

Fichário Evocativo: Material para as Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e Escrita

wpid-rps20141216_195149.jpg

edupp-fichario-evocativo O Fichário evocativo é um material muito utilizado por fonoaudiólogos e psicopedagogos, mas pode e deve ser usado pelos professores, quando se deparam com crianças ou adolescentes que têm dificuldades relacionadas com a aprendizagem da leitura e da escrita.

Trata-se de um conjunto de imagens que pode ser ampliado progressivamente, de acordo com as necessidades. Você imprime, recorta a página pelos pontilhados (são 4 imagens por página), pode fixar em cartolina e plastificar para torná-lo mais duradouro. Depois disso, guarde numa caixa e está pronto para uso.

edupp-fichario-evocativo

Com as imagens podem ser propostas várias atividades. Por exemplo:

  1. Separar aquelas que começam com um determinado som, para o trabalho com a consciência fonológica ou com determinada sílaba, para o trabalho com a consciência silábica;
  2. Separar as imagens que possuem determinada sílaba no início, no meio ou no final;
  3. Depois das palavras separadas, escrever os nomes no papel, como um auto-ditado;
  4. Separar as imagens por classe: vegetais, animas, objetos etc.;
  5. Organizar as imagens em ordem alfabética.

Experimente estas sugestões e crie outras possibilidades. Mande para nós suas ideias. Vamos compartilhar?

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

2 Comments

  1. Joana DArc de Souza Oliveira disse:

    Fiz o curo de Psicopedagogia Institucional desde do ano de 2007. quais as outras modalidades desse curso? Institucional e ???????? Descobri que não existe campo para Institucional. Sou enfermeira aposentada com mestrado e doutorado na área da saúde, mas sou licenciada em pedagogia.Gostaria de atuar como pscopedagoga. Qual tua orientação?
    Saudações

    • Oi Joana DArc,e clínica

      A Psicopedagogia é um único conhecimento, mas possui duas áreas de atuação: institucional e clinica. Os cursos de formação de psicopedagogos podem oferecer uma área ou outra, assim como ambas ao mesmo tempo. Eu atuo no âmbito institucional e penso que há campo de trabalho, sim. Talvez lhe falte a orientação necessária para encontrar os caminhos. Com sua formação em saúde, acredito que você pode unir os conhecimentos e atuar como consultora. Se precisar de supervisão, estou às suas ordens.
      Um abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>