6 Filmes Nacionais para Trabalho em Sala de Aula

6 Filmes Nacionais para Trabalho em Sala de Aula

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[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Há cerca de um mês, a exibição mensal de filmes nacionais passou a ser obrigatória para as escolas da educação básica de todo o país. A determinação faz parte de uma nova regra que foi incluída na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Para ajudar os professores, o Porvir separou uma lista com algumas obras do cinema nacional que podem ser utilizadas na sala de aula.

As indicações foram apresentadas por Cláudia Mogadouro, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Todos os filmes inseridos na lista têm materiais de apoio e planos de aula que foram publicados pela pesquisadora no site Net Educação.[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″]

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Tainá 3 – A Origem

O filme da conta a história da personagem Tainá, uma indiazinha que vive na Amazônia e parte para uma aventura em busca da mágica flecha azul, enviada por Tupã. O desafio faz parte de uma competição entre os garotos da aldeia para definir quem será o novo guerreiro da tribo. Mesmo sendo impedida de participar por ser menina, ela conta com a ajuda do avô e parte em busca da flecha. A história pode ser um ótimo gancho para os estudantes conhecerem mais sobre a região da Amazônia, aprenderem sobre a cultura indígena e refletirem sobre a diversidade cultural do país. Além disso, o filme também abre a possiblidade de trabalhar conteúdos de educação ambiental, contemplando discussões sobre o consumo consciente.

  • Classificação: livre
  • Público alvo: ensino fundamental
  • Duração: 80 minutos
  • Site do filme

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À Beira do Caminho

O caminhoneiro João decide cruzar o Brasil para fugir de traumas do passado. Durante sua viagem, ele conhece Duda, um garoto órfão de mãe que decidiu procurar o pai. Enquanto os dois viajam, a amizade entre eles cria força. Apesar do drama, Duda é um menino cheio de vida que ajuda João a superar o seu passado.O filme pode ser utilizado pelos professores para discutir sobre diferentes processos de urbanização no país e as novas configurações da família brasileira. As músicas do cantor Roberto Carlos também são outros elementos que estão presentes durante toda a obra. As cenas podem ajudar a refletir sobre a música popular brasileira e as suas influências no cotidiano.

  • Classificação: 14 anos
  • Público alvo: ensino médio
  • Duração: 90 minutos
  • adorocinema.com

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A Máquina

Com um roteiro alegórico, o filme conta a história de Antônio, um rapaz que mora em uma cidade chamada Nordestina, tão pequena que nem consta no mapa. Aos poucos, os habitantes do local começam a deixar a cidade para partir em busca do mundo. Quando a jovem Karina, por quem ele é apaixonado, decide ir embora, Antônio resolve construir uma máquina do tempo para ir até o futuro e trazer o mundo até ela.
Entre as cenas, os alunos podem ter contato com diversas manifestações da cultura popular nordestina. A história ajuda a refletir sobre o conceito do tempo e a construção do futuro. Outra possibilidade de trabalho é discutir com os estudantes as perspectivas de trabalho para brasileiros que moram longe dos grandes centro urbanos.

  • Classificação: livre
  • Público alvo: ensino médio
  • Duração: 90 minutos
  • Wikipedia

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Uma História de Amor e Fúria

A animação conta a história de amor de um herói imortal e Janaína. Passando por épocas históricas do Brasil, como a exploração portuguesa, a escravidão e a ditadura militar, o filme vai apresentando a trajetória do casal que sobrevive por todas essas fases. Além disso, a obra também apresenta uma projeção de futuro do país em 2096.Entre os assuntos que podem ser trabalhados com os estudantes, estão a colonização portuguesa e a história do Brasil sob o ponto de vista dos dominados. Além disso, também é possível projetar problemas e soluções para o futuro.

  • Classificação: 12 anos
  • Público alvo: ensino médio
  • Duração: 74 minutos
  • Site do filme

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Janela da Alma

O documentário apresenta pessoas com diferentes graus de deficiência visual e trata a relação que elas têm com a visão e o olhar. Diversas celebridades como o prêmio Nobel José Saramago e o músico Hermeto Paschoal fazem revelações sobre o significado de não ver em um mundo com o excesso de informações audiovisuais. A obra pode ser utilizada pelo professor para trabalhar temas como deficiência, visão e o excesso de informações audiovisuais. O documentário também pode traçar um paralelo com a mito da caverna de Platão.

  • Classificação: livre
  • Público alvo: ensino médio
  • Duração: 73 minutos
  • Wikipedia

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Capitães da Areia

Adaptação da obra de Jorge Amado, o filme conta a história dos adolescentes que vivem pelas ruas de Salvador, sem que ninguém possa cuidar deles. Liderados por Pedro Bala, os jovens formam um grupo chamado Capitães da Areia e vivem os sonhos e pesadelos de adolescentes.O filme pode ser utilizado para trabalhar a disciplina de literatura, fazendo um paralelo com o livro. Outra possiblidade é criar reflexões sobre a adolescência e os amores da juventude.

  • Classificação: 16 anos
  • Público alvo: ensino médio
  • Duração: 96 minutos
  • adorocinema.com

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Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

18 Comments

  1. Maria Cristina disse:

    Prezada Profa. Júlia e equipe do EduPP,
    adorei a novidade! Este site está nascendo com categoria! Parabéns a todos!
    Agradeço as indicações dos filmes, pois acredito que esta arte desperta autoconhecimento e saberes culturais!
    Abraços,
    Maria Cristina

  2. LUIZ ANTONIO VALIM disse:

    Júlia, professora querida, obrigado pelas sugestões.

  3. Ildete Soares disse:

    Olá Julia!
    As sugestões provavelmente são boas para pessoas ouvintes.
    Infelizmente os filmes brasileiros em sua maioria não tem LEGENDAS.
    Nós SURDOS ficamos sem acesso.
    Lutamos para que legendas sejam colocadas.
    Quando puder acesse: http://www.legendanacional.com.br/
    Bjs.

    • Oi Ildete,

      Que prazer manter contato com você novamente !
      Sem dúvida, ainda estamos distante da acessibilidade sonhada.
      Aqui no edupp vamos também trabalhar o tema da educação inclusiva. Torne-se assinante e passe a receber nossos posts.

      Um abraço,
      Júlia

  4. Margô disse:

    Olá Júlia!
    Muito obrigada pelas sugestões, pois atuo como psicopedagoga particular, apesar de estar começando, será de grande ajuda!!!!!!!!!!!!

  5. Cristiana disse:

    Boa noite Júlia, achei ótimo o material publicado.
    Sou formada em Administração de Empresas e ainda não encontrei meu lugar no mercado, no momento trabalho em uma escola como apoio administrativo, e fiquei bastante interessada pela educação, gostaria de fazer uma pós na Área da educação, gostaria de saber sua opinião.
    Um grande Abraço.
    Cristiana

    • Oi Cristiana,

      A área da Psicopedagogia é muito interessante para quem vem da administração porque a atuação institucional pode ser dirigida para a empresa que hoje em dia valoriza muito os processos de aprendizagem organizacionais. eu já tive vários alunos oriundos da Administração. Coordeno cursos presenciais na FAI, em Santa Rita do Sapucaí,MG e a distância em Araras /SP. Vá em frente !
      Um abraço,
      Júlia

  6. polato disse:

    parabéns pelo trabalho educacional,estudo dependência , trabalho com famílias de dependentes e vejo nos filmes brasileiros grandes portas de entrada para estudos e aprendizados.

  7. Elizabeth Machado disse:

    Olá Júlia,
    parabéns pelo site! Adorei as sugestões!
    Que Deus a abençoe e a toda sua equipe!
    Um grande abraço,
    Elizabeth Machado.

  8. Oi Benilde,

    Obrigada pelo comentário e pelo incentivo.
    Um abraço,
    Júlia

  9. Oi Claudia,
    Quanto tempo ! Adoro receber notícias de Uruaçu: Você sabe que tenho uma grande amiga que é natural desta cidade. Torne-se assinante do blog e passe a receber semanalmente nossos posts. Aqui temos um espaço de trocas que pode ser bastante produtivo.
    Um abraço,
    Júlia

  10. LUCINEA DA SILVA BATISTA disse:

    GOSTEI DA NOVIDADE, VIVO PROCURANDO INFIRMAÇÕES PARA AUMENTAR MEUS CONHECIMENTOS SOBRE A PSICOPEDAGOGIA E SABER COMO TRABALHAR.

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