6 Dicas para Identificar uma Boa Escola

6 Dicas para Identificar uma Boa Escola

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Uma boa escola é definida de acordo com parâmetros sociais e pedagógicos distintos, de tempos em tempos, mas isso não responde à pergunta:  o que é uma boa escola? Relacionamos aqui algumas dicas que podem ser úteis quando você tiver que escolher uma boa escola para seus filhos:

  1. Uma boa escola não é aquela que ensina, mas aquela que permite que o aluno aprenda;
  2.  Uma boa escola deve ter professores que vejam seus alunos com seres capazes de aprender, que acreditem no potencial humano;
  3.  Deve possuir currículos orientados para o estudo de temas atuais e significativos para o grupo de alunos, incluindo as novas mídias digitais e sociais como auxílio didático-pedagógico;
  4.  O Ambiente de uma boa escola deve permitir a dúvida, a curiosidade e a imaginação, possibilitando a criatividade;
  5.  Deve ter um clima ético e moral compatível com a dignidade da pessoa humana, que permita a inclusão social em todas as suas formas;
  6.  Uma boa escola, portanto, em qualquer momento histórico, é aquela que valoriza o humano, que acredita no encontro e na troca entre pessoas e que propicia a realização do ser em toda sua complexidade.

Uma boa escola é aquela que consegue produzir o resultado para o qual foi criada: a aprendizagem de seus alunos. O que a sociedade, as famílias e as crianças querem é uma escola que lhes garanta a aprendizagem. Talvez o maior engano seja pensar que o papel da escola é ensinar. O papel da escola é garantir a aprendizagem de seus alunos.

A busca por uma boa escola, deve se pautar por tais critérios, que podem existir tanto na área particular como na pública, na zona rural ou urbana, em instituições leigas ou religiosas e que garantem sua qualidade, pois só os seres humanos têm a capacidade de agregar valor ao que fazem!

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

4 Comments

  1. Rubens Tavora disse:

    Olá Júlia, tão inquieta que os projetos não cessam. Que ótimo! Penso que talvez tenhamos perdido a chance de transformar conceitos e práticas educacionais tão degradadas em nossas escolas. Se temos alguma chance será através de inciativas como esta.
    Como contribuição, gostaria de incluir uma dica a mais para este tema: “Uma boa escola deve contar com professores que aprendem-ensinando e ensinam-aprendendo.” Somente com o viés dialético teremos relações mais simétricas e éticas capazes de possibilitar uma síntese digna para nossos educandos e educadores. Grande abraço, Rubens

  2. Marcia Angelo disse:

    Minha querida Mestra, Como é bom poder compartilhar de seus conhecimentos, pois os mesmos nos proporcionam momentos de reflexão para buscar novos caminhos, onde tanto os educando quanto nós os educadores, tenham uma aprendizagem significativa .
    Um abraço
    Márcia Angelo

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