10 Princípios da Educação a Distância

10 Princípios da Educação a Distância

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A educação a distância  não é nova no Brasil. Teve início na década de 40 .O que é novo, hoje em dia, é o uso desta modalidade com recursos da informática, do vídeo e da telefonia móvel, que ampliaram em muito seu alcance, diminuíram os custos e permitiram que novas propostas pedagógicas surgissem, enriquecendo a oferta de cursos e de oportunidades de ensino/aprendizagem em todo o mundo.

Todos aqueles que se dedicaram a  estudar e a experienciar educação a distância são unânimes em afirmar que não se trata de traduzir a relação pedagógica presencial para aquela que se estabelece por meio de interfaces de qualquer natureza. Trata-se, sim, de uma nova maneira de ensinar e de aprender viabilizada pelas novas tecnologias, fruto do progresso científico recente e contínuo e afinada com os novos paradigmas educacionais.

Na educação a distância  há que se ter princípios distintos daqueles que fundamentam o ensino presencial. Quais seriam  ?

  1. Perspectiva construtiva do conhecimento, em contraposição à prática tradicional de transmissão de informação ;
  2. Aprendizagem dinâmica e ativa, baseada na possibilidade de processamento da informação obtida por meio da interação com o mundo virtual e real;
  3. Ensinar significa criar ambientes interativos nos quais o aprendiz tenha que lidar com uma variedade de situações e problemas, auxiliando-o na interpretação destes para que consiga construir novos conhecimentos;
  4. Ênfase no processo de aprendizagem de forma colaborativa e não apenas no produto obtido com a situação de aprendizagem de maneira individual e competitiva;
  5. Aluno como agente ativo, responsável pela organização de sua maneira de aprender e consciente de seu estilo de aprendizagem – busca da metacognição;
  6.  Aprendizagem sob o controle do aluno, que “ puxa” o conhecimento ao invés deste ser “empurrado” pelo professor;
  7. Professor/tutor participa em condições de igualdade com a turma, como qualquer outro membro do grupo e não em posição diferenciada  e superior a este;
  8. Novas configurações espaciais de construção e circulação do saber, por meio de laços, links que vão sendo acessados de acordo com a direção que o aluno deseja e não mais pela vontade do professor;
  9. O ambiente de aprendizagem apresenta-se de forma multidimensional, transformando a dicotomia emissão-recepção e produzindo rizomas nos diversos pontos de conexão nos quais as pessoas se vinculam  num mesmo processo de construção de conhecimento.
  10. Substituição do tempo mecânico, medido pelo relógio e dividido em horas-aula, pelo tempo lógico criado e apropriado por cada sujeito em particular .

Tais princípios devem nortear a produção de material didático e a mediação pedagógica na EAD.

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

17 Comments

  1. Guilherme Pacheco disse:

    Olá Júlia. Muito interessante sua postagem. Minha experiência em EAD trabalhando especificamente com professores de inglês me leva a crer que ainda temos muito o que aprender em relação ao quesito “autonomia do parendiz” citado por você principalmente nos itens 5 e 6.
    Parabéns pelo trabalho!
    Guilherme.

    • Oi Guilherme,
      Sem dúvida, sempre temos muito que aprender. A autonomia do aprendiz é uma das características da EAD porque o pṹblico ao qual se dirige é composto em sua grande maioria por adultos, que devem ser sujeitos autônomos.
      Um abraço,
      Júlia

  2. Marlene Alves dos santos disse:

    olá, Júlia, realmente já nos cruzamos em alguma palestra aqui em Alfenas, na época eu era professora da rede estadual. Hoje estou como técnica administrativa na esfera federal, e minha dúvida é existe alguma especialização stricto senso (mestrado), na área da educação, a distância??????? é muito importante para minha progressão. Nesta sua grande experiência na área, talvez vc saberia me informar. Sou graduada em Pedagogia, com especialização em Metodologia do ensino.
    Obrigada pela atenção e aguardo.

    • Oi Marlene,
      Caminhos que se cruzam sempre se encontram, não é ?
      Grande prazer ter recebido seu comentário. Em relação à sua pergunta, não tenho conhecimento de curso de mesttrado específico para EAD, mas penso que na área da Educação ou da Tecnologia possa haver área de concentração deste tema. Você terá que procurar. O que posso lhe indicar são os cursos da UAB- Universidade Aberta do Brasil – que tem ótimas especializações sobre EAD.
      Acompanhe este trabalho que vou postando aqui o que fico sabendo. Torne-se assinante.
      Um abraço,
      Júlia

  3. Oi Celina,
    O conteúdo é o mesmo dos cursos presenciais, mas a forma de ministrá-los é que muda completamente na EAD, pois temos recursos tecnológicos que permitem a co aprendizagem e compartilhamento instantâneo de informações, que fazem diferença na aprendizagem.
    Um abraço,
    Júlia

  4. Darlan Esquincalha Moreno disse:

    Prezada Júlia,

    Tenho experimentado de forma positiva e gratificante desde 2010, a participação dos alunos como agentes ativos na busca pelo conhecimento e formação continuada.
    A substituição do tempo mecânico pelo tempo lógico tem sido um diferencial em virtude dos horários variados de empenho dos meus alunos. Minha experiência tem sido através da rede EaD/SENASP.

    Parabéns!
    Grande abraço, Darlan

  5. Oi Darlan,

    Bom saber que sua experiência tem pontos em comum com a minha. Acredito que a EAD seja a nova forma de ensinar/aprender do século XXI e que precisamos compreender os processos a ela subjacentes para que possamos realizar um bom trabalho. Obrigada por seu comentário enriquecedor para o nosso blog.
    Um abraço,
    Júlia

  6. MariMaria disse:

    Obrigado…Eu amo seu post obrigado.

  7. Ola! Obrigado por compartilhar! este é um grande recurso.

  8. Érica Sofia disse:

    Boa Tarde a todos !
    Sou formada em letras Inglês Português ; neurolinguística e especialista em alfabetização , atuando como professora particular de inglês há anos , e adoro o sistema online de ensino pois realmente estimula o aluno de maneiras diversas a aprendizagem e absorção de conteúdo , desenvolvendo habilidades como foco , raciocínio , segurança ,etc….
    Gostei muito Profª Júlia Helena a respeito dos princípios os quais descreveu acima das aulas a distância e presencial .

    • Oi Érica,

      Fico feliz em saber que você gostou. Eu sou uma entusiasta da educação a distância porque esta modalidade proporciona a instrução a pessoas que muitas vezes não têm como se deslocar ou não têm tempo para frequentar aulas presenciais.

      Um abraço,

      Júlia

  9. Obrigado…Eu amo seu post obrigado.

  10. Obrigado…Eu realmente aprendi muito.

  11. Obrigado por compartilhar! Eu realmente aprendi muito.

  12. Obrigado por compartilhar! Eu amo o seu site !.

  13. Guterre disse:

    Eu constantemente passou minha meia hora para ler
    isto blog do posts todos os dias junto com um Copa café.

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